Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERIA RODRIGUES DE SOUSA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERIA RODRIGUES DE SOUSA SILVA
DATA : 29/05/2023
LOCAL: Google Meet

CONSUMO ALIMENTAR DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA EREM-BJ: UMA PROPOSTA DE ENSINO POR INVESTIGAÇÃO COM ABORDAGEM FOCADA NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E SAÚDE

Alimentação Saudável. Protagonismo, Comportamento Alimentar.

A adolescência é a transição da infância para a fase adulta, caracterizada por alterações físicas, biológicas, comportamentais e sociais. Nessa fase cresce a preocupação com a aparência e o peso corporal, e com a influência das redes sociais a busca por dietas restritivas, ou seja, dietas que incentiva o indivíduo a deixar de consumir alimentos com nutrientes fundamentais para o corpo, como carboidratos e gorduras, afetando o desenvolvimento do corpo, prejudicando a aprendizagem e debilitando o sistema imunológico. Nesse contexto a escola assume parte primordial na elaboração e entrega das refeições. Precisamos junto com a escola trabalhar este contexto no sentido mais amplo, levar este assunto como prevenção da doença, para as salas de aulas, para o refeitório e por consequência se estender ao domínio familiar levando sempre em consideração a individualidade de cada família, tentando sempre adequar ao contexto de cada uma. Nos livros didáticos de Biologia do Novo Ensino Médio o sistema digestivo e bioquímica é tratado de forma superficial, o que torna o assunto pouco relevante aos estudantes. Nesse contexto se faz necessário como ferramenta lúdica e prática contribuindo para um melhor aprendizado. Diante disso os jogos didáticos, oficinas, gincanas e etc. funcionam como uma ferramenta que possibilitam interações, socialização e integrações entre os estudantes, além de ser um facilitador na compreensão do conteúdo trabalhado, pois traz prazer e ludicidade (SALES et al., 2019). Diante do exposto, a seguinte pesquisa tem como prerrogativa o seguinte questionamento: Será que a alimentação que está sendo ofertadas nas Escolas em Tempo Integral do Ensino Médio está suprindo as necessidades nutricionais de 70% diários do escolar? Portanto este trabalho pretende propor um olhar amplo no comportamento alimentar individual e coletivo desenvolvendo a capacidade de criticidade, estimulando a participação como uma atitude protagonista no seu processo de mudança dos alunos, através da elaboração de uma Sequência Didática baseada nas Competências e Habilidades da BNCC , e como produto final, será elaborada uma Cartilha Pedagógica como instrumento facilitador do aprendizado nos conteúdos relacionados a Educação Alimentar e Saúde nas turmas dos Primeiros e Segundos anos do Ensino Médio da Escola de Referência de Belo Jardim-PE.

Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Interno - 2887335 - DANILO DE CARVALHO LEANDRO
Presidente - 1285784 - SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 25/05/2023 11:18