Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIÚCIA GUSMÃO BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATIÚCIA GUSMÃO BEZERRA DA SILVA
DATA : 01/06/2023

A ROTAÇÃO POR ESTAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA ABORDAR A RELAÇÃO ENTRE FISIOLOGIA HUMANA E DROGAS FARMACOLÓGICAS

Rotação por Estação, Fármacos, Automedicação, Fisiologia.

O uso indiscriminado e desregrado de fármacos medicamentosos assume sua importância na Educação em Ciências ao constarmos que, na maioria das vezes, determinam danos à saúde dos estudantes, colocando-se como uma problemática recorrente. Por sua relevância, como conteúdo de aprendizagem, firma-se como ação pedagógicainterventiva da escola para melhor buscarmos informações e formação do senso crítico da comunidade escolar. Por alternativa didático-metodológica, destacamos que a rotação por estação é uma abordagem pedagógica, pertencente ao grupo das metodologias ativas, que envolve a divisão de grupos de estudantes que participam de diferentes estações de trabalho, com atividades específicas e diversificadas, permitindo-os explorarem diferentes aspectos de um tópico ou habilidades de várias áreas. Assim, esse projeto tem o objetivo de observar a eficiência de atividades aplicáveis para conectar a estratégia da rotação por estação no trabalho do contexto específico da relação do uso das drogas farmacológicas e sua ação no organismo, inserido no conteúdo programático de fisiologia humana para estimular o discernimento sobre a automedicação. Com a formação dos grupos, vivenciaremos atividades em cada uma das estações para explorar diferentes temáticas relacionadas, a exemplo das etapas da farmacocinética, Absorção, Distribuição, Metabolismo e Excreção de medicamentos que estão presentes nas escolhas de automedicação da maioria dos estudantes. Ao final, os estudantes serão sensibilizados a multiplicar o conhecimento com a comunidade escolar através de cards produzidos por eles, enfatizando a ação de torná-los agentes ativos no processo do ensino-aprendizagem.

Interna - 1547282 - JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Externa à Instituição - WALMA NOGUEIRA RAMOS GUIMARAES - UPE
Notícia cadastrada em: 24/05/2023 13:40