Banca de QUALIFICAÇÃO: FLORISVALDO SILVA DE ARAUJO JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLORISVALDO SILVA DE ARAUJO JUNIOR
DATA : 01/06/2023

USO DE JOGOS POPULARES EM UMA GINCANA PARA O ESTUDO DAS FASES DA DIVISÃO CELULAR

Ciclo celular;Jogos populares; Ação investigativa.

Os conteúdos de biologia em geral trazem termos complexos, palavras desconhecidas e explicações complexas para os alunos do ensino médio. Diante deste desafio, devemos fazer uso de estratégias pedagógicas alternativas como algo fundamental para o envolvimento dos estudantes. O ciclo celular é um conteúdo imprescindível para outros assuntos da biologia, como reprodução dos organismos, genética, desenvolvimento embrionário, tratamento com células troncos e entre outros. É de fácil entendimento compreender a importância da divisão celular: manutenção do ser vivo e constância do material genético. No entanto, as fases do ciclo celular, interfase e mitose ou meiose, que explica como se dá essa divisão que resulta em duas células irmãs idênticas ou em quatro células haplóides respectivamente, são rebuscadas. Portanto, fazer uso de ferramentas pedagógicas alternativas, como usos de jogos populares competitivos, em que os estudantes estarão motivados, relacionados com o conteúdo trabalhado em sala como o ciclo celular, tipo gincana, pode ser uma vereda profícua para atrair a atenção dos alunos e envolvê-lo no âmago do assunto devido ao protagonismo e ação ativa que está estabelecida nessa dinâmica.

Interno - 1547195 - CRISTIANO APARECIDO CHAGAS
Externo ao Programa - 2936207 - HAROLDO MORAES DE FIGUEIREDO - nullPresidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Notícia cadastrada em: 23/05/2023 15:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07