Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE ADERALDO DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE ADERALDO DOS SANTOS
DATA : 01/06/2023
LOCAL: CENTRO ACADÊMICO DE VITÓRIA

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM ESCOLA RURAL NO MUNICÍPIO DE BELO JARDIM/PE.

águas cinzas; reuso de águas; tecnologias sociais; bioágua escolar; sustentabilidade.

A água é um recurso indispensável para a manutenção da vida e tem sido motivo de preocupação com o aumento da demanda do consumo, a disponibilidade, irregularidade na distribuição e escassez regional. O semiárido brasileiro tem essa problemática ainda mais acentuada por questões climáticas, sociais e políticas na gestão dos recursos hídricos. Devido a características peculiares da região, é importante estabelecer políticas e aplicar tecnologias que otimizem os recursos hídricos, como aquela que trata do reaproveitamento de águas cinzas. O sistema Bioágua Familiar é um modelo de captação e reuso de águas cinzas, implementado em diferentes regiões do semiárido brasileiro, que permite o reaproveitamento da água de lavatórios, pias de cozinha, pias de banheiro, máquina de lavar, entre outros, para a irrigação de pomares e hortas domiciliares, no intuito de diminuir o impacto ambiental destas águas e estimular a agricultura familiar. Este sistema, mais recentemente, começou a ser implantado também em escolas públicas rurais, associado à uma horta ou pomar para o reuso da água, porém sem adaptações específicas para o volume de água necessário em um ambiente escolar. Atrelado a sua importância ecológica, a instalação de um sistema Bioágua na escola pode ainda permitir o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, funcionando como um instrumento didático estimulante para estudantes em diferentes etapas da Educação Básica. Diante do exposto, este projeto propõe como objetivos: i) analisar os diferentes componentes do Sistema Bioágua instalado na Escola Municipal Luíza Leopoldina Lopes, localizada na região rural de Belo Jardim-PE, e a partir das observações e mudanças implementadas no sistema construir um guia ilustrado contendo orientações importantes para a sua adequação ao ambiente escolar; e ii) desenvolver uma sequência didática investigativa usando como ferramenta o sistema Bioágua e voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Médio, explorando temas como água, sustentabilidade e meio ambiente. Com este projeto, esperamos colaborar com a aprendizagem significativa dos estudantes relacionando-a às questões sociais e ao ambiente em que vivem. Esperamos ainda, através do guia ilustrado, contribuir para a implementação do sistema Bioágua em outras escolas públicas e privadas do País.

Interno - 1529400 - ANDRE MAURICIO MELO SANTOS
Presidente - 1547282 - JEANNE CLAINE DE ALBUQUERQUE MODESTO
Interno - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 17:39