Banca de QUALIFICAÇÃO: DAMIANA DAYSE PEREIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAMIANA DAYSE PEREIRA SANTOS
DATA : 31/05/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET

LITERATURA DE CORDEL NAS AULAS DE BIOLOGIA: ENCANTANDO E RESSIGNIFICANDO A EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA EJA

Ensino de Biologia, Educação de Jovens e Adultos, Encantamento, Educação Alimentar.

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) constitui-se de uma modalidade de ensino ofertada aos estudantes que não tiveram a oportunidade de concluir a educação básica no seu tempo normal de escolaridade, estes, com trajetórias marcadas pela necessidade de trabalhar em casa ou fora dela veem a EJA como uma nova oportunidade de retomada dos rumos da sua vida. Considerando a heterogeneidade e o perfil singular dessa modalidade de ensino, é necessário um planejamento pedagógico próprio, que considere as especificidades, a fim de oferecer oportunidades educacionais apropriadas que contribuam para o pleno desenvolvimento desses jovens e adultos. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar as implicações do uso da Literatura de Cordel como ferramenta mobilizadora de aprendizagem e encantamento em Jovens e Adultos do Ensino Médio quanto à Educação Alimentar e Nutricional. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo com dados coletados por meio de caderno de campo e questionários a serem aplicados com os estudantes do ensino médio, das turmas de EJA, da escola Cidadã Integral ECIT Manoel Alves- Congo/PB, que ajudará na compreensão das dificuldades dos alunos na abordagem do tema. A pesquisa é amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática que culminará numa produção de cordel, além de um manual com estratégias didáticas que poderão auxiliar os docentes que atuem nesta modalidade de ensino a abordarem conteúdos relacionados aos hábitos alimentares, aos micro e macronutrientes e sua relação com alimentação saudável, ao aproveitamento total dos alimentos, ao descarte inadequado de embalagens e seus possíveis impactos ambientais.

Interno - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Presidente - 1545402 - MICHELINE BARBOSA DA MOTTA
Interna - 1285784 - SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 22/05/2023 17:07