Banca de QUALIFICAÇÃO: DANÚBIA VIEIRA DE MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANÚBIA VIEIRA DE MELO
DATA : 08/05/2023
LOCAL: VÍDEO CONFERÊNCIA - GOOGLE MEET
TÍTULO:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA E USO DE LITERATURA DE CORDEL COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA PREVENÇÃO DE DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS (DTAS)


PALAVRAS-CHAVES:

Enfermidades; Contaminação; Microrganismos; Educação e Saúde.


PÁGINAS: 45
RESUMO:

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs) são originadas pela ingestão de
alimentos ou água contaminados por microrganismos que em sua maior parte são
infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e outros parasitas. De acordo com
a Organização Mundial da Saúde (OMS), as DTAs são aquelas de natureza infecciosa
ou tóxica causadas pela ingestão de alimentos ou água contaminados por agentes
biológicos, químicos e físicos, representando um sério risco à saúde. As DTAs podem
se apresentar desde ligeiras indisposições a situações que requerem cuidados
hospitalares ou mesmo culminarem em morte. Dentre os principais sintomas estão
náuseas, vômitos e diarreias, acompanhadas ou não de febre. No cotidiano é perceptível
a desinformação das pessoas sobre os cuidados básicos de higiene e manipulação dos
alimentos, além de formas de prevenção contra DTAs. Cuidados básicos como lavar
bem as mãos, manipular e armazenar corretamente os alimentos precisam ser
popularizados como ferramenta de combate a estas enfermidades. Diante disso, o ensino
de biologia deve abordar este tema relacionado ao cotidiano do aluno e levando-o a uma
postura mais crítica e investigativa sobre as DTAs, suas formas de contágio e
prevenção. Buscando utilizar uma estratégia mais dinâmica e de linguagem simples para
que este conteúdo também possa ser trabalhado de forma interdisciplinar, incluindo
como recurso didático uma sequência didática e o cordel como ferramenta de auxílio no
ensino e prevenção destas doenças. Sendo assim, trata-se de uma pesquisa de cunho
qualitativo com dados coletados por meio de questionários semiestruturados a serem
aplicados com os estudantes de uma Escola de Referência em Ensino Médio, que
ajudará na compreensão das dificuldades dos alunos na abordagem do tema. A pesquisa
é amparada na elaboração e aplicação de uma sequência didática que culminará numa
produção de cordel, feita pelos próprios alunos, o qual abordará DTAs, seus métodos de
prevenção e cuidados na manipulação dos mesmos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FABIO MARCEL DA SILVA SANTOS - UFPB
Presidente - 4510651 - KENIO ERITHON CAVALCANTE LIMA
Interna - 1285784 - SILVANA GONCALVES BRITO DE ARRUDA
Notícia cadastrada em: 04/05/2023 14:16
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