Banca de DEFESA: MAYARA CONCEICAO BARBOZA DA SILVA

DISCENTE : MAYARA CONCEICAO BARBOZA DA SILVA
DATA : 23/02/2022

AVALIAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DE RISCO PARA DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE A PANDEMIA POR COVID-19

consumo alimentar; doenças crônicas não transmissíveis; escolares; adolescentes, tempo de tela.

As doenças cardiometabólicas e a obesidade infantil vêm recebendo destaque como determinantes na saúde, tanto em crianças e adolescentes quanto adultos. A literatura científica aponta que os fatores de risco para doenças cardiovasculares aparecem na infância e adolescência com possibilidades de perdurar na vida adulta, e sua progressão se dá pela exposição a fatores de risco. Entre os adolescentes brasileiros, o consumo de alimentos ultraprocessados (AUP)/não saudáveis soma mais da metade das calorias consumidas diariamente e entre crianças do município de Vitória de Santo Antão -PE, a contruição desses aliemntos correspondeu a 43,70%. Há pouco, foram realizadas diversas pesquisas online englobando a alimentação durante o período da pandemia por COVID-19. Esta, teve início em dezembro de 2019, no qual o SARS-CoV 2 foi encontrado na cidade de Wuhan, na China, (YANG et al., 2020) Dentre as medidas adotadas pelos países, no Brasil, foi sugerido o distanciamento social para tentar barrar a alta taxa de contaminação. O atual cenário de distanciamento social faz com que as crianças encontrem distrações e formas de se conectar ao mundo através de telas. Porém, por se tratar de uma atividade que não exige esforço, pode estar contribuindo com o estilo de vida sedentário e consequente aumento de peso e estes, são considerados fatores de risco para o desenvolvimento das DCNTs. O objetivo do presente estudo foi Avaliar a frequência de consumo alimentar e do tempo de tela de crianças e adolescentes do município de Vitória de Santo Antão durante a pandemia provocada pela COVID-19. Trata-se de uma pesquisa observacional transversal, realizada através de preenchimento de questionário eletrônico e as  informações foram coletadas por chamada telefônica. Participaram do estudo 317 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos, matriculados na rede pública de ensino do município de Vitória de Santo Antão – PE, selecionados a partir da amostragem por convenicência. O consumo alimentar foi avaliado a partir do método de escores, e os alimentos dividios em dois grupos: marcadores de alimentação saudável e marcadores de alimentação não saudável, e o tempo de tela a partir dos pontos de corte da Sociedade Brasileira de Pediatria, classificando tempo aceitável menor que 2h e elevado a partir de 2h. Nossos resultados indicaram um maior consumo de alimentos não saudáveis pelos adolescentes, comparados às crianças. Consumo dos marcadores de alimentação saudável como arroz e feijão, se mostrou elevado nos dois grupos estudados. O tempo de tela mostrou-se elevado em ambos os grupos, sendo maior que duas horas prevalente em 71,82%. Estratégias de educação nutricional são fortemente recomendadas para este grupo, devido a elevada frequência no consumo alimentar de marcadores não saudáveis e tempo de tela, que podem resultar em complicações à saúde do indivíduo.

Externa à Instituição - ISABEL INÊS MONTEIRO DE PINA ARAÚJO
Externo ao Programa - 1061802 - RAFAEL DOS SANTOS HENRIQUE
Presidente - 3346571 - WYLLA TATIANA FERREIRA E SILVA
Notícia cadastrada em: 28/01/2022 13:34