Banca de DEFESA: CAMILLA PEIXOTO SANTOS RODRIGUES

DISCENTE : CAMILLA PEIXOTO SANTOS RODRIGUES
DATA : 30/06/2021

DETERMINANTES DO “DUAL BURDEN” DA DESNUTRIÇÃO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO: estudo do consumo alimentar e dos níveis de atividade física habitual de crianças com sobrepeso/obesidade dos 7 aos 10 anos de idade.

consumo alimentar, alimentos processados, risco cardiometabólico, escolares.

Objetivo: Identificar os determinantes do “Dual Burden” da desnutrição em Vitória de Santo Antão através da avaliação do consumo alimentar e dos níveis de atividade física habitual de crianças com sobrepeso/obesidade dos 7 aos 10 anos de idade. Métodos: O estudo foi realizado com 130 crianças dos 7 - 10 anos, de ambos os sexos, matriculadas em cinco escolas urbanas da rede municipal de ensino de Vitória de Santo Antão. Para a avaliação antropométrica das crianças foram realizadas as medidas de massa corporal (kg), estatura (cm), circunferência da cintura (cm) e circunferência do quadril (CQ) (cm). Para avaliar o consumo alimentar foi utilizado um recordatório de 24h (R24h). A pressão arterial (PA) sistólica (S) e diastólica (D) foram medidas através do método auscultatório. O sangue capilar foi coletado da ponta do dedo, com o uso de um lancetador e lancetas descartáveis e a atividade física habitual das crianças foi coletada através do PAQ-C. Foi realizada uma normalização dos dados através do teste Kolmogorov-Smirnov e as variáveis categóricas estão apresentadas em valores percentuais e as variáveis contínuas através de média e desvio padrão, mínimo e máximo. A uma análise de RNA foi utilizada para verificação da importância dos riscos cardiometabólicos. Resultados: 30% das crianças foram classificadas com excesso de peso e 3,1% tem baixa estatura para a idade. O nível de atividade física de 86,9% foi classificado como insuficiente. As médias do %GC, da CC, da CQ, do CT , do TG, da glicemia e da PAS e PAD foram maiores das crianças com percentis >50. Através de uma análise de rede neural artificial, o escore z peso/idade foi o principal determinante para o aparecimento dos riscos cardiometabólicos, com uma contribuição de 100% no percentual de gordura corporal, circunferência da cintura e do quadril, colesterol total e pressão arterial sistólica e diastólica. Esses resultados confirmam que o excesso de peso é o grande contribuinte para o aparecimento das doenças cardiometabólicas e deficiências nutricionais em crianças. O desempenho da RNA apresentou uma boa confiabilidade para predição dos riscos cardiovasculares com valores >0,7 e um p<0,05.

Externo à Instituição - MÁRIO EUGÊNIO TCHAMO
Presidente - 1807416 - JOAO HENRIQUE DA COSTA SILVA
Externa ao Programa - 2330054 - SONIA MARIA OLIVEIRA CAVALCANTI MARINHO
Notícia cadastrada em: 28/06/2021 12:58