Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIO CESAR RIBEIRO DE OLIVEIRA FARIAS DE AGUIAR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CESAR RIBEIRO DE OLIVEIRA FARIAS DE AGUIAR
DATA : 20/02/2024
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

Microemulsões de compostos terpênicos à base de óleos essenciais de Abies sibirica (Pinheiro-Siberiano), Juniperus communis (Zimbro) e Pogostemon cablin (Patchuli) como agente larvicida e de oviposição frente às larvas e aos mosquitos de Aedes aegypti.


PALAVRAS-CHAVES:

óleos essenciais; abies sibirica; pinheiro siberiano; juniperus communis; zimbro; pogostemon cablin; patchuli; aedes aegypti; larvicida; oviposição; deterente; dengue; arboviroses; microemulsões; trepenos.


PÁGINAS: 133
RESUMO:

O Aedes aegypti é o vetor responsável pela transmissão de arboviroses como Chikungunhya, Dengue, Zika vírus e Febre Amarela, as quais atingem milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas doenças trazem graves consequências à população e à economia local. Esse mosquito adaptou-se muito bem às grandes cidades, sendo considerado pela Organização Mundial de Saúde como um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Além disso, com a seleção natural de um número maior de mosquitos mais imunes aos inseticidas convencionais, há um aumento pelo interesse de se encontrar compostos químicos de origem natural que combatam Ae. aegypti. Assim, a busca por novas substâncias se torna fundamental para reduzir os crescentes números de contaminações e danos ocasionados por esse vetor, sendo o uso de óleos essenciais extraídos de materiais vegetais, uma ótima alternativa por possuírem uma menor toxicidade e apresentarem uma gama de atividades biológicas. O objetivo desse trabalho, portanto, foi avaliar a atividade larvicida e deterrente de oviposição de microemulsões de compostos terpênicos à base de óleos essenciais de Abies sibirica (Pinheiro-Siberiano), Juniperus communis (Zimbro) e Pogostemon cablin (Patchuli) frente às larvas e aos mosquitos Ae. aegypti. A partir das análises cromatográficas foi possível observar um total de 28, 18 e 52 compostos identificados das espécies A. sibirica, P. cablin e J. communis, totalizando respectivamente 98,70; 93,11 e 97,33% dos óleos, respectivamente. Os principais majoritários para o pinheiro siberiano são: camphene (20,83%), δ-3-carene (12,65%) e bornyl acetate (25,89%). Já para o patchuli são: α-guaiene (17,22%), α-bulnesene (20,40%), e patchouli alcohol (27,62%). Enquanto para o zimbro são. α-pinene (24,73%), sabinene (18,42%) e myrcene (14,64%). Os testes larvicidas forneceram respectivamente um LC50 de 67,53ppm, 92,45ppm e 35,95ppm para o Abies, Juniperus e Pogostemon bem como as suas formulações binárias (JP,39,50ppm; AP,51,64ppm) e ternárias (AJP, 66,99ppm). Estes óleos e formulações também demostraram atividade deterrente nas concentrações larvicidas testadas. De modo que estes óleos e suas microformulações são uma promissora fonte para desenvolvimento de materiais larvicida, deterrentes e repelentes mitimigando a proliferação de doenças desse vetor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2318856 - DANIELA MARIA DO AMARAL FERRAZ NAVARRO
Externa à Instituição - ANA CARLA DA SILVA
Externa à Instituição - CAMILA SOLEDADE DE LIRA PIMENTEL
Externa à Instituição - KAMILLA ANDRADE DUTRA
Notícia cadastrada em: 10/01/2024 11:19
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10