Banca de DEFESA: ALLAN VICTOR DE MELO MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALLAN VICTOR DE MELO MIRANDA
DATA : 17/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa remota
TÍTULO:

 

Desidrogenação do ácido fórmico utilizando catalisadores de paládio e níquel: um estudo dos aspectos teóricos e experimentais.


PALAVRAS-CHAVES:

Desidrogenação, Ácido fórmico, Catálise, Paládio, Níquel, Dinâmica molecular, ReaxFF.


PÁGINAS: 57
RESUMO:

O hidrogênio tem se destacado como uma promissora fonte de energia, atraindo crescente atenção na busca por alternativas sustentáveis e limpas para suprir a crescente demanda energética global. Sua versatilidade como combustível, baixo impacto ambiental e potencial para impulsionar a transição para uma economia de baixo carbono o tornam uma peça fundamental para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança energética no futuro. Porém, seu armazenamento eficiente e seguro tem sido um dos principais desafios para sua aplicação, devido sua baixa densidade volumétrica quando armazenado na forma gasosa, bem como às elevadas pressões necessárias para sua compressão. Nesse caso, os LOHCs (Liquid Organic Hydrogen Carriers), como o ácido fórmico, têm a capacidade liberar hidrogênio de maneira controlada, através da reação de desidrogenação impulsionada por catalisadores, permitindo um armazenamento denso e seguro. Com esse contexto, este trabalho consiste em um estudo teórico e experimental dessa reação de desidrogenação de ácido fórmico sobre catalisadores de paládio e níquel. Os resultados teóricos obtidos com o uso de um campo de força reativo (ReaxFF) indicam que o slab bimetálico contendo 75% de paládio e 25% de níquel possui uma atividade catalítica melhor que os catalisadores monometálicos dos mesmos metais. Além disso, os resultados experimentais da catálise monometálica sugerem que certas variáveis também influenciam na formação dos produtos, tais como o uso de uma quantidade maior de catalisador (60 mg), aumento da quantidade de paládio no suporte (10%Pd/C) e a proporção entre o solvente utilizado (água) e a quantidade de sítios ativos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1754300 - BRAULIO SILVA BARROS
Externo ao Programa - 1810494 - KLEBER GONCALVES BEZERRA ALVES - nullInterno - 1354207 - SEVERINO ALVES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 31/07/2023 19:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02