Banca de DEFESA: KATARINA MONTEIRO BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATARINA MONTEIRO BEZERRA
DATA : 29/12/2022
HORA: 09:00
LOCAL: por videoconferencia
TÍTULO:

PROCESSOS CIRCULARES NAS ESCOLAS: Uma visão holística na aplicação das
práticas restaurativas do projeto “Vejo flores em você”


PALAVRAS-CHAVES:

CÍRCULOS NAS ESCOLAS, PROCESSO DIALOGAL, ESCOLA RESTAURATIVA


PÁGINAS: 66
RESUMO:

A escola, principal local depois do lar, além de ser um ambiente
responsável pela educação também deve promover o desenvolvimento pleno dos alunos,
seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. A
convivência no ambiente escolar é a base da aprendizagem e do viver em sociedade,
onde as potencialidades individuais precisam ser desenvolvidas, respeitadas e acolhidas
em suas diversidades. A construção do processo de ensino e aprendizagem passa por
conflitos, desafios e resistências, e quando não há respeito e empatia, o autoritarismo
gera medo e rompimento nas relações interpessoais. O diálogo é fundamental para o
desenvolvimento cognitivo, integração, conexão, construção de valores éticos e morais
e na formação cidadã. Entretanto, esse papel não vem sendo cumprido e os casos de
conflitos e violência nas escolas têm sido constantemente observados. A escola deve
exercer um papel de orientação para a vida, e as práticas restaurativas auxiliam na
promoção de um ambiente pautado na igualdade e na partilha das responsabilidades,
onde a autenticidade e o espírito colaborativos são construídos pelos processos
dialogais. A disciplina é estimulada pela escuta ativa, concentração nas narrativas e o
estado de presença que são fundamentais para o crescimento coletivo. Os Processos
Circulares nas escolas proporcionam um local seguro, de acolhimento, igualdade,
respeito e não julgamento. As diferenças e vulnerabilidades, as dores, os medos são
acolhidos cuidadosamente, geridos e tratados de forma que atendam às necessidades e
interesses de todos os envolvidos, permitindo que toda a comunidade escolar participe
ativamente na construção de um ambiente mais harmônico, saudável e pacífico. E como
esses conflitos são resolvidos? Quais os procedimentos adotados pelo corpo técnico
para a prevenção e resolução dos conflitos? As técnicas habitualmente utilizadas são
eficazes? Quais as principais mudanças no ambiente escolar quando aplicadas as
Práticas Restaurativas, especificamente os Processos Circulares? O presente estudo de
caso demonstra a análise do projeto “Vejo Flores em você” de uma escola que obteve
êxito com a transformação dos conflitos, violência e punições tradicionais em
oportunidades de crescimento pelo diálogo e responsabilização coletiva utilizando a
metodologia dos Processos Circulares. A confiança e a conexão advindas dos Círculos
nas escolas auxiliam no processo de transformação de confrontação em cooperação,
pois são capazes de construir, reconstruir, restaurar, conectar e reconectar as relações
entre as pessoas auxiliando-as no aprimoramento das habilidades emocionais e
expressão dos pensamentos. Uma visão holística no contexto educacional para a
transformação do conflito e da violência de forma repressiva e preventiva e o progresso
do processo de ensino-aprendizagem, construção e desenvolvimento para a cidadania.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3215159 - ARTUR STAMFORD DA SILVA
Interna - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Externa ao Programa - 1260443 - MARIANA PIMENTEL FISCHER PACHECO - null
Notícia cadastrada em: 14/12/2022 15:29
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