Banca de DEFESA: MARCELO BERNARDO DE ANDRADE

DISCENTE : MARCELO BERNARDO DE ANDRADE
DATA : 31/08/2022
LOCAL: Por vídeoconferência
Cultura de Paz e Direitos Humanos através dos gêneros textuais no ensino de Língua Portuguesa como recursos didático-pedagógicos.

Gêneros Textuais; Ensino de Língua Portuguesa; Direitos Humanos; Cultura de Paz

Esta dissertação foi elaborada com o intuito de investigar, sob a ótica docente, de que forma os gêneros textuais/discursivos, como recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Portuguesa, têm contribuído e em que medida podem contribuir ainda mais para edificar uma Cultura de Paz e fortalecer o respeito aos Direitos Humanos na sociedade, a partir da escola. Do ponto de vista metodológico, o presente estudo é tipologicamente calcado em métodos mistos, de concepção filosófica Pragmática (CRESWELL, 2010: p.34), uma vez que possibilita uma maior amplitude quanto à forma de abordagem do problema investigado, abrangendo múltiplos métodos, diferentes concepções e diferentes suposições, assim como diferentes formas de coleta e análise de dados. Quanto às abordagens de investigação, utilizamos as estratégias de métodos mistos sequenciais e também concomitantes (CRESWELL, 2010: p.38-39), com uma amostra não probabilística e intencional ou de seleção racional. Nesse sentido, procedemos não apenas a uma abordagem crítico-reflexiva e expositivo-argumentativa, com base em pesquisa bibliográfica referencial, comum a estudos exploratórios e descritivos, como também a uma pesquisa de campo. Ademais, realizamos incursões mais significativas nos campos dedutivo e também qualitativo, devido à complexidade imanente a alguns dos dados pesquisados e à forma como eles foram validados, uma vez que esta perspectiva nos permite adotar uma postura interpretativa potencialmente mais crítica acerca da realidade investigada. No âmbito teórico, refletimos, discutimos e de certo modo problematizamos algumas características relevantes dos gêneros textuais/discursivos tanto numa perspectiva linguístico-intercultural e didático-pedagógica, quanto dialógica e ideológica, consubstanciado nas lentes da filosofia dialógica Bakhtiniana e Volóchinoviana; dos Direitos Humanos em Santos (2013); da Educação em Direitos Humanos em Silva (2013) e da Educação para a Paz em Guimarães (2011), entre outros. Já na pesquisa de campo, investigamos a percepção de professores e professoras de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de escolas públicas e privadas sobre a importância da tríade Escola, Educador(a) e Ensino de Língua na formação humanizada e cidadã do indivíduo, considerando o trabalho com gêneros textuais/discursivos em sala de aula e a contribuição destes, enquanto recursos didático-pedagógicos, para a edificação desses valores na sociedade. Os resultados desta pesquisa ratificam o papel estratégico e fundamental dos gêneros textuais, como recursos didático-pedagógicos no ensino de Língua Portuguesa da educação básica, contribuindo significativamente para a edificação de uma Cultura de Paz e o fortalecimento do respeito aos Direitos Humanos na sociedade, a partir da escola, visando à superação de violências e à construção ético-pacifista de um mundo melhor.

Externo à Instituição - EWERTON AVILA DOS ANJOS LUNA
Externo ao Programa - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Presidente - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Notícia cadastrada em: 25/08/2022 16:04