Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCONDES LEANDRO DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCONDES LEANDRO DE LIMA
DATA : 20/11/2023
LOCAL: por videoconferencia

DIREITOS HUMANOS E SUA PRÁTICA NA EDUCAÇÃO JURÍDICA: CLÍNICA INTERDISCIPLINAR DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - UNICAP

Direitos humanos; Educação Jurídica; Cursos de Direito; Clínica de direitos humanos.

O tema dos Direitos humanos na atualidade é crucial para a formação de uma sociedade justa, plural e que tenha respeito as diversidades, em especial razão, os cursos de graduação das universidades devem se implicar com essa pauta, propiciando uma formação técnica, política e humanizadora. A presente dissertação tem como objetivo analisar as contribuições da Clínica Interdisciplinar de Direitos Humanos (CIDH/UNICAP) na formação teórico-prática de direitos humanos para os estudantes de direito. A pesquisa de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, utilizará como procedimentos de coleta de dados a análise documental e entrevista com a técnica de grupo focal, a partir da análise de conteúdo. Acredita-se que a formação dos discentes dos cursos de direito necessitam de um processo formativo centrado na educação em direitos humanos a partir de uma perspectiva crítica, distanciada de uma concepção de direitos humanos com ênfase restrita aos tratados jurídicos.

Presidente - ***.570.745-** - ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS - UFBA
Interna - 1672788 - ANA MARIA DE BARROS
Externa à Instituição - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMÕES - UNIFAP
Notícia cadastrada em: 10/11/2023 08:55