Banca de DEFESA: SULAMITA BERNARDO DE ALBUQUERQUE

DISCENTE: SULAMITA BERNARDO DE ALBUQUERQUE
DATA : 25/09/2023
LOCAL: Realizada por videoconferência.

O PROTAGONISMO JUVENIL NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA ATIVA E O PAPEL SOCIAL DA ESCOLA PÚBLICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: desafios e possibilidades

Protagonismo Juvenil. Educação em Direitos Humanos. Cidadania. Escola Pública.

A construção da cidadania representa uma luta pela existência digna, e pela oportunidade de combater as profundas desigualdades e mazelas sociais, que tanto debilitam e fragilizam a sociedade. É importante buscar um caminho que desconstrua o axioma global, sustentado por um modelo social à base de um capitalismo exploratório, exacerbando o sucesso a todo custo, que conduz o ser humano a uma existência isolada e inconsciente, curvando-se, por vezes, aos projetos que legitimam as desigualdades e injustiças. Por conseguinte, o jovem em sua formação, necessita de espaços que favoreçam seu desenvolvimento enquanto cidadão crítico e participativo, possibilitando oportunidades que promovam o desenvolvimento pessoal e social, que possibilite exprimir sua opinião, expressar-se, buscar solução para os desafios aos quais diariamente somos submetidos, essas premissas constituem eixos norteadores para os direitos humanos. Nesta ótica, a presente dissertação tem por objeto de estudo analisar a construção da formação cidadã no ambiente escolar, visto que, a educação através das práticas decorrentes do cotidiano escolar, tem um papel significativo na formação de princípios e valores. Nesta perspectiva, vislumbramos que a escola adote um arcabouço político-pedagógico priorizando a educação democrática e participativa, esses aspectos, contemplados no projeto escolar, poderão representar uma importante ferramenta para a construção da cidadania ativa e possibilitar à educação em direitos humanos. Desta forma, a presente dissertação tem como objetivo geral: verificar a participação dos estudantes na vida escolar, como protagonistas no processo de construção da cidadania ativa, diante do exposto, constitui-se o seguinte problema de pesquisa: Qual a influência do protagonismo juvenil em relação a construção da cidadania no contexto escolar, na perspectiva de uma educação em direitos humanos? O corpus da pesquisa foi trabalhado com estudos sobre a construção da escola democrática e a formação cidadã, os movimentos estudantis, protagonismo juvenil e a importância dos órgãos colegiados. Como referencial teórico temos como autores fundamentais Freire (1996; 2005); Costa (2000); Silva (2006; 2012; 2013; 2015) Benevides (1996; 2016), do ponto de vista metodológico, o estudo assume uma abordagem qualitativa, bibliográfica e documental, com a realização de entrevistas em escolas públicas da região metropolitana de Pernambuco e análise dos resultados obtidos, as entrevistas foram semiestruturadas, e os dados submetidos à análise de conteúdo (BARDIN, 2016).  Em linhas gerais, os resultados mostram que, ações pedagógicas que utilizam o protagonismo promovem ferramentas para a construção da cidadania, mas é necessário que o trabalho de conscientização estabeleça relações sobre o cotidiano escolar e as repercussões sociais, que o conhecimento e o contexto do estudante sejam valorizados e utilizados como fonte condutora, contribuindo assim, para a cidadania ativa. Como contribuição social, este estudo traz elementos constitutivos para agregar o debate acerca da construção da cidadania na educação básica.

Externa à Instituição - MARIA DA CONSOLAÇÃO LUCINDA
Presidente - 1131272 - AIDA MARIA MONTEIRO SILVA
Interna - ***.570.745-** - ALINE DAIANE NUNES MASCARENHAS - UFBA
Notícia cadastrada em: 22/09/2023 20:55