Banca de DEFESA: CLECIA CRISTINA BEZERRA SILVESTRE GALINDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLECIA CRISTINA BEZERRA SILVESTRE GALINDO
DATA : 31/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: por videoconferencia
TÍTULO:

A JUSTIÇA RESTAURATIVA NA EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO: ANÁLISES E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DESTINADAS À PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO AMBIENTE ESCOLAR


PALAVRAS-CHAVES:

Justiça Restaurativa; Educação; Escolas; Pernambuco; Cultura de Paz;
Direitos Humanos.


PÁGINAS: 177
RESUMO:

A presente dissertação de mestrado tem por objetivo compreender como funcionam as
práticas restaurativas na Escola de Referência em Ensino Médio de Timbaúba Professor
Antônio José Barbosa dos Santos - EREMT e como essas práticas incidem sobre os
sujeitos envolvidos, a partir das perspectivas e das experiências do facilitador da escola,
dos alunos e dos professores, considerando que somente a vivência prática é capaz de
demonstrar os aspectos desse modelo de Justiça destinado à transformação pedagógica
e cultural das escolas. No primeiro momento resgatamos as principais bases teóricas
sobre a Justiça Restaurativa e a Justiça Restaurativa na Educação que possibilitam ao
leitor o entendimento da temática abordada ao longo da pesquisa. Em seguida
apresentamos os projetos relacionados à Justiça Restaurativa na Educação
especificamente no Estado de Pernambuco (Projeto Restaurando a Mata e Projeto Bem
Querer), confrontando com a teoria explicitada e evidenciando novas descobertas.
Posteriormente revelamos como funcionam as práticas restaurativas na EREMT, bem
como apresentamos as opiniões e pontos de vista de alunos e professores sobre as
experiências pessoais vividas, a partir da formação de grupos focais e de entrevistas
escritas. Vale ressaltar que esses dados obtidos na pesquisa de campo também são
confrontados com o referencial teórico e com os propósitos dos projetos para que, assim,
de fato, possamos trazer respostas sobre a incidência da Justiça Restaurativa na vida dos
voluntários. Desse modo, neste trabalho, teoria e prática entram em comunicação e a
partir desta comunicação alcançamos o objetivo desta pesquisa, considerando as
compatibilidades e também os novos sentidos. Por fim, valoriza-se, assim, a Justiça
Restaurativa na Educação de Pernambuco, especialmente numa escola pública do nosso
Estado (campo ainda pouco explorado e pouco reconhecido) que busca promover o
empoderamento da comunidade escolar, o acolhimento e a restauração das relações por
meio do diálogo e da escuta ativa e verdadeira.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1796776 - JUNOT CORNELIO MATOS
Externo ao Programa - 3105301 - MARCELO LUIZ PELIZZOLI - nullPresidente - 2133398 - MARIA JOSE DE MATOS LUNA
Notícia cadastrada em: 22/08/2023 12:14
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