TEORIA DA AFROCENTRICIDADE: UM OLHAR AFROCENTRADO PARA EDUCAÇÃO DO POVO NEGRO.
Teoria da Afrocentricidade; Perspectivas Afrocentradas; Educação Afrocentrada; Educação do Povo Negro; História de Vida de Negros e Negra
Esta dissertação teve como objetivo analisar a educação do povo negro brasileiro identificando a perspectiva de educação afrocentrada através das narrativas de história de vida de estudantes negros e negras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). A pesquisa de abordagem qualitativa realizou-se pelas narrativas dos estudantes negros/as da primeira turma da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) do PPGEdu/UFPE, obtidas mediante entrevistas semiestruturadas. O principal marco teórico foi a Teoria da Afrocentricidade defendida por Molefi Kete Asante (2014), como arcabouço teórico-metodológico e de análise das narrativas, passando concomitantemente pela História Oral definida por Paul Thompson (1992). Como resultado, a investigação concluiu que durante a trajetória de vida dos estudantes investigados, ambos vivenciaram experiências a marginalidade de sua própria história e cultura afrodiaspórica que os impediram de experimentar a centralidade afrocêntrica como autovalorização individual, cultural, psicológica, educacional e social.