PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLEDSON SEVERINO DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEDSON SEVERINO DE LIMA
DATA : 13/01/2022
HORA: 12:30
LOCAL: Online
TÍTULO:

TEORIA DA AFROCENTRICIDADE: UM OLHAR AFROCENTRADO PARA EDUCAÇÃO DO POVO NEGRO.


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria da Afrocentricidade; Perspectivas Afrocentradas; Educação Afrocentrada; Educação do Povo Negro; História de Vida de Negros e Negra


PÁGINAS: 121
RESUMO:

Esta dissertação teve como objetivo analisar a educação do povo negro brasileiro identificando a perspectiva de educação afrocentrada através das narrativas de história de vida de estudantes negros e negras do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEdu/UFPE). A pesquisa de abordagem qualitativa realizou-se pelas narrativas dos estudantes negros/as da primeira turma da disciplina Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) do PPGEdu/UFPE, obtidas mediante entrevistas semiestruturadas. O principal marco teórico foi a Teoria da Afrocentricidade defendida por Molefi Kete Asante (2014), como arcabouço teórico-metodológico e de análise das narrativas, passando concomitantemente pela História Oral definida por Paul Thompson (1992). Como resultado, a investigação concluiu que durante a trajetória de vida dos estudantes investigados, ambos vivenciaram experiências a marginalidade de sua própria história e cultura afrodiaspórica que os impediram de experimentar a centralidade afrocêntrica como autovalorização individual, cultural, psicológica, educacional e social.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - RICARDO MATHEUS BENEDICTO - UNILAB
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Interna - 2584413 - MARIA DA CONCEICAO DOS REIS
Notícia cadastrada em: 13/01/2022 12:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11.ufpe.br.sigaa11