Aterro Sanitário de Brasília: Um Estudo de Caso Sobre a Estabilidade de Taludes
Resíduos, Geomecânica, Drenagem de lixiviado, Estabilidade.
A estabilidade geotécnica de aterros sanitários é fundamental para o adequado funcionamento desse emprrendimento e para garantir a segurança global do mesmo. No Brasil, os estudos relativos à estabilidade e monitoramento geotécnico de maciços de resíduos começaram a se intensificar a partir da ruptura em 1991 da fase AS-1 do aterro sanitário Bandeirantes no município de São Paulo na qual 65.000m³ do maciço de resíduos deslizaram em direção à Rodovia dos Bandeirantes. Durante a execução da Etapa 1 do Aterro Sanitário de Brasília o maciço apresentou movimentações excessivas associadas ao excesso de lixiviado que extravasou em diferentes pontos dos taludes e pelos drenos de gases existentes. Estes movimentos excessivos foram identificados em inclinações das tubulações dos drenos e um processo erosivo intenso dos solos de cobertura. Portante esse trabalho tem como objetivo realizar a análise de fluxo e estabilidade do aterro sanitário de Brasília, por meio de uma discretização do aterro por elementos finitos, considerando as etapas de deposição dos resíduos e uma definição de parâmetros geotécnicos que dependem da composição dos resíduos do aterro sanitário de Brasília. As análises de fluxo de água e estabilidade do talude foram realizadas utilizando-se os softwares da GeoSlope: Seep/w, Sigma/w e Slope/w. As análises foram feitas de forma acoplada, utilizando-se dados de fluxo e tensões para as análises de estabilidade. As análises de estabilidade foram realizadas a cada etapa construtiva com base nas variações de tensões obtidas pelo método dos elementos finitos usando o software Sigma/w. Mediante isso observou-se na Etapa 1 que quando não se leva em consideração a existência de poro-pressão o FS obtido é de 1,7, ou seja, se manteve acima do estabelecido por norma. Porém quando se introduz as poropressões, interpretadas com base em dados e observações e distribuídas de modo semelhante ao detectado pela investigação de eletro resistividade, encontramos o fator de segurança que representa o deslocamento excessivo observado, ou seja, FS = 1.