Banca de QUALIFICAÇÃO: SHEILA AZEVEDO FREIRE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SHEILA AZEVEDO FREIRE
DATA : 05/09/2022
LOCAL: Pos Graduação Engenharia Civil
TÍTULO:

Mobilidade e Acessibilidade da População de baixa Renda: Uma avaliação da Equidade através da Lente da Abordagem das Capacidades


PALAVRAS-CHAVES:

Mobilidade. Acessibilidade. Equidade no transporte. Abordagem das Capacidades. Justiça Distributiva. Análise Centrográfica


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Existe um consenso, tanto na prática de planejamento de transporte como na literatura acadêmica, que melhorar o acesso das pessoas a destinos importantes e de seu cotidiano deve estar entre os principais objetivos das políticas de transporte equitativas. Em contextos onde há grandes disparidades sócio-econômicas, essas políticas são mais relevantes ainda. Embora a influência do transporte nesta problemática venha sendo discutida na literatura, há um amplo campo de pesquisa a ser ainda explorado. A principal questão norteadora da área trata de analisar em que medida o baixo nível de mobilidade e acessibilidade facilita ou priva a capacidade de acesso das pessoas em situação de pobreza em acessar os territórios da cidade e as oportunidades que ela oferece. Para responder a essa questão, nessa tese foi aplicada a teoria da Abordagem das Capacidades de Amartya Sen e Martha Nussbaun como base teórica para avaliar o que os indivíduos podem acessar (capacidades) versus suas viagens reais (funcionamentos). A capacidade de acessar as oportunidades e participar de atividades cotidianas de valor é o foco deste estudo, na qual a limitação dela pode estar associada a um risco de exclusão social relacionada ao transporte. A hipótese testada é a de que as desigualdades de mobilidade e acessibilidade estão relacionadas não apenas às questões de desigualdades de renda, mas de como as capacidades são distribuídas entre diferentes tipos de pessoas com diferentes características e recursos. Para testar a hipótese foi realizado um estudo empírico em duas comunidades de baixa renda na cidade de João Pessoa, Brasil. O estudo proposto tem uma abordagem quantitativa e qualitativa no que diz respeito ao processamento das informações coletadas através de pesquisa domicilar com a população residente nas áreas estudadas. Para análise quantitativa são utilizadas análise econométrica de dados quantitativos, com o uso de regressão logística, teste qui-quadrado e análise centrográfica. Espera-se que os resultados obtidos forneçam subsídios para uma abordagem mais detalhada das análises de equidade de transporte, proporcionando assim o desenvolvimento de políticas públicas de mobilidade urbana mais direcionada e integrada.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ILCE MARILIA DANTAS PINTO - UFBA
Presidente - 026.212.759-82 - LEISE KELLI DE OLIVEIRA - UFMG
Externa à Instituição - LÍLIAN DOS SANTOS FONTES PEREIRA BRACARENSE - UFT
Notícia cadastrada em: 17/08/2022 11:36
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