PPGGIC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO, INOVAÇÃO E CONSUMO - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEXANDRE MAGNO BEZERRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALEXANDRE MAGNO BEZERRA DA SILVA
DATA : 30/11/2022
LOCAL: Google Meet - G Suite
TÍTULO:

QUAIS SENTIDOS SÃO ATRIBUÍDOS AO EMPODERAMENTO POR CONSUMIDORAS DE MARCAS DE MODA DO AGRESTE DE PERNAMBUCO ENGAJADAS NA LUTA CONTRA A GORDOFOBIA.




PALAVRAS-CHAVES:

Corpos Gordos, Empoderamento, Consumidoras, Discurso, Foucault.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Vivemos em uma sociedade que fomentou uma intolerância à gordura corporal, estipulando como ideal de beleza e saúde o corpo magro e sarado. Os que nele não se enquadram são alvos de censura moral, vivenciam circunstâncias desprivilegiadas e sofrem com o desprezo social. Movimentos reivindicatórios pautados no consumo objetivam o empoderamento dos vitimados, uma prática e um discurso pautados na ideia de libertação, que também vem servindo às mais variadas estratégias do mercado. Seguindo o pensamento de Michel Foucault, entendemos que os sujeitos se constituem como um objeto de determinada relação de saber-poder, portanto, que a experiência de empoderamento também fabrica os sujeitos, sendo capaz de ser iluminada pelos sentidos atribuídos a essa prática, já que, para o autor, o discurso nomeia o que potencialmente produz. Assim, nos questionamos: como o empoderamento vem sendo significado e praticado pelas consumidoras das marcas ativistas do APL em Pernambuco? Numa abordagem qualitativa, nossa coleta adotará a entrevista aberta com consumidoras de marcas do Agreste e nossa análise será a de discurso funcional. Desse modo, fugimos do entendimento comum de empoderamento como um intento de “ter poder”, para entendê-lo como uma luta pelo direito de existir, evidenciando a complexidade que envolve a construção de uma posição de sujeito não normativa. Esperamos que nossos resultados contribuam com a abordagem Consumer Culture Theory- CCT, uma vez que que tanto o empoderamento como seu resultado na constituição de subjetividade são centrais para entender os estudos do consumo ativista e, observá-lo como integrador de uma rede complexa e dinâmica é reconhecidamente relevante para os estudos nessa abordagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1727984 - FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
Externa à Instituição - MARIA ALICE VASCONCELOS ROCHA
Interno - 1146267 - RODRIGO CÉSAR TAVARES CAVALCANTI
Notícia cadastrada em: 25/11/2022 15:09
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