Banca de DEFESA: DANIELA GOMES ALCOFORADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELA GOMES ALCOFORADO
DATA : 19/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/kgu-yuoj-xps às 09h
TÍTULO:

O Paradoxo do Consumo: Hábitos e Significados de Consumo de Pessoas com Depressão


PALAVRAS-CHAVES:

marketing; consumo; depressão; saúde mental; ZMET; técnica  projetiva.



PÁGINAS: 240
RESUMO:

O marketing tem muito a contribuir com o estudo do bem-estar mental do consumidor e  a resolução de problemas de saúde. A depressão é um transtorno mental altamente  presente na sociedade atual e com perspectiva de expansão nos próximos anos,  especialmente após a pandemia da COVID-19. Nessa perspectiva, o presente trabalho de  tese explorou os hábitos e significados de consumo de indivíduos com depressão.  Partimos do pressuposto que o consumo afeta e é afetado pelo transtorno depressivo e  pode ser fonte de alienação, compulsão e vícios, mas que um consumo sábio e saudável  pode mitigar os efeitos da doença. Apesar de ser mais estudado na díade utilitarismo e  hedonismo, acreditamos que o consumo pode ter um significado terapêutico para  consumidores depressivos, buscando o seu bem-estar. Assim, o presente estudo utilizou se de uma abordagem qualitativa e foi guiado pelo paradigma transformativo-crítico,  como parte da Transformative Consumer Research (TCR). Os dados foram coletados por  meio de 38 entrevistas semiestruturadas e a técnica projetiva do Zaltman Metaphor  Elicitation Technique (ZMET), aplicadas em dois períodos distintos, com 32  consumidores previamente diagnosticados com depressão. Como resultado, foi possível  identificar hábitos que se destacaram no consumo diário dos indivíduos com depressão e  características gerais do comportamento do consumidor com depressão, que englobam  ondas de consumo, interrupção do consumo e paralisação do consumo. Dentre os hábitos,  destacamos a natureza paradoxal do consumo, que tanto pode mitigar ou agravar os  sintomas da doença; o consumo de telas como uma das principais formas de lazer e  socialização dos indivíduos; a alimentação como um fator-chave e diretamente associado ao humor dos respondentes; o trabalho como um dos principais agentes estressantes e de  recurso para o consumidor com depressão; além da relação dos sintomas da doença com  o apoio social, a natureza, a sabedoria do consumidor, a comparação social e ato de (se)  presentear. No âmbito do consumo terapêutico, foram propostas quatro tipologias de  natureza terapêutica − consumo terapêutico de distração, de conforto, de passividade e de  atividade. O consumo terapêutico foi definido como o ato de consumo ressignificado pelo  consumidor depressivo de um bem ou serviço que proporciona alívio mental, redução de  sentimentos negativos e conforto emocional, e que pode ocorrer de forma impulsiva ou  planejada, mas que tem uma duração momentânea. Por fim, investigamos os significados  do consumo para indivíduos com depressão, destacando-se o consumo como obtenção de  controle, expressão do self, pertencimento e autorrealização. Os resultados foram discutidos à luz da literatura e foram tecidas contribuições para o bem-estar do indivíduo  com depressão. Ao final, o trabalho avança no estudo das idiossincrasias do consumidor  depressivo a fim de gerar proposições teóricas para o campo do marketing e do  comportamento do consumidor e fornece contribuições metodológicas para  pesquisadores interessados em desenvolver pesquisas com sujeitos vulnerabilizados e no  meio online.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - Thomas Kühn
Presidente - 2067754 - FRANCISCO VICENTE SALES MELO
Externa à Instituição - MARINA DIAS DE FARIA - UNIRIO
Externo à Instituição - NELSIO RODRIGUES DE ABREU - UFPB
Interno - 1134222 - SALOMAO ALENCAR DE FARIAS
Externo à Instituição - ÁURIO LÚCIO LEOCÁDIO - UFC
Notícia cadastrada em: 01/08/2022 09:35
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