PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE
JOGOS ADAPTADOS NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM
TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Práticas pedagógicas. Educação Matemática. Mediação da
Aprendizagem. Jogos Adaptados. Transtorno do Espectro Autista.
A presente pesquisa aborda a mediação da aprendizagem da criança com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) a partir de jogos adaptados por professores de Salas de
Recursos Multifuncionais (SRM), impulsionada pela análise dessas práticas acerca da
aprendizagem, bem como da adaptação de jogos para o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) no ensino da matemática. Desse modo, tem como objetivo geral
analisar que práticas pedagógicas podem ser mediadas a partir de jogos matemáticos
tendo em vista à aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista, e como
objetivos específicos: (I) Identificar na legislação e na literatura especializada os
estudos do campo da educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental;
(II) Caracterizar a mediação da aprendizagem da criança com transtorno do espectro
autista. (III) Discutir no contexto de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), práticas
pedagógicas de educação matemática a partir de jogos adaptados com crianças com
TEA. Neste sentido, o estudo tem como fundamentação teórica Giroto et. al., (2012);
Menezes e Moser (2020); Souza e Ferrete (2020) com as Práticas Pedagógicas
Inclusivas na Educação Matemática, os Jogos Adaptados na Mediação da
Aprendizagem estudados por Vygotsky (1984); Silva et. al., (2012); Kishimoto (2017)
e A criança e o Transtorno do Espectro Autista Cunha (2012); Rogers et. al., (2012);
Kanner (1943). Como proposta metodológica, enquadra-se como uma pesquisa de
natureza qualitativa, que visa utilizar como técnica de coleta a pesquisa bibliográfica
e a análise documental, aplicação de questionário online, entrevista e grupo focal. Por
fim, este projeto se estrutura a partir das seguintes seções: Introdução, Justificativa,
Referencial Teórico, Metodologia e suas referências.