Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PEDRO OLIVEIRA DO NASCIMENTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOÃO PEDRO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
DATA : 10/05/2022
LOCAL: CAA - Através de meios remotos em virtude da Pandemia de COVID19
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DE
JOGOS ADAPTADOS NA MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA COM

TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas pedagógicas. Educação Matemática. Mediação da
Aprendizagem. Jogos Adaptados. Transtorno do Espectro Autista.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a mediação da aprendizagem da criança com Transtorno
do Espectro Autista (TEA) a partir de jogos adaptados por professores de Salas de
Recursos Multifuncionais (SRM), impulsionada pela análise dessas práticas acerca da
aprendizagem, bem como da adaptação de jogos para o Atendimento Educacional
Especializado (AEE) no ensino da matemática. Desse modo, tem como objetivo geral
analisar que práticas pedagógicas podem ser mediadas a partir de jogos matemáticos
tendo em vista à aprendizagem da criança com transtorno do espectro autista, e como
objetivos específicos: (I) Identificar na legislação e na literatura especializada os
estudos do campo da educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental;
(II) Caracterizar a mediação da aprendizagem da criança com transtorno do espectro
autista. (III) Discutir no contexto de Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), práticas
pedagógicas de educação matemática a partir de jogos adaptados com crianças com
TEA. Neste sentido, o estudo tem como fundamentação teórica Giroto et. al., (2012);
Menezes e Moser (2020); Souza e Ferrete (2020) com as Práticas Pedagógicas
Inclusivas na Educação Matemática, os Jogos Adaptados na Mediação da
Aprendizagem estudados por Vygotsky (1984); Silva et. al., (2012); Kishimoto (2017)
e A criança e o Transtorno do Espectro Autista Cunha (2012); Rogers et. al., (2012);
Kanner (1943). Como proposta metodológica, enquadra-se como uma pesquisa de
natureza qualitativa, que visa utilizar como técnica de coleta a pesquisa bibliográfica
e a análise documental, aplicação de questionário online, entrevista e grupo focal. Por
fim, este projeto se estrutura a partir das seguintes seções: Introdução, Justificativa,
Referencial Teórico, Metodologia e suas referências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLELIA MARIA IGNATIUS NOGUEIRA - UNIOESTE
Interno - 2937706 - MARCOS ALEXANDRE DE MELO BARROS
Presidente - 009.027.667-16 - MARCUS BESSA DE MENEZES - UFCG
Notícia cadastrada em: 09/05/2022 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06.ufpe.br.sigaa06