PPGE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA - CAA CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE - CAA Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: ARIANE CRISTINA OLIVEIRA OLIMPIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARIANE CRISTINA OLIVEIRA OLIMPIO
DATA : 28/12/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meeting
TÍTULO:

IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES (PECIM) NOS INDICADORES EDUCACIONAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de impacto. PECIM. Escolas Militares. Análise Fatorial. Diferenças em Diferenças com múltiplos períodos.


PÁGINAS: 72
RESUMO:

No contexto dos persistentes desafios educacionais no Brasil, que incluem problemas
estruturais, violência escolar e escassez de recursos pedagógicos, este estudo investiga o
Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (PECIM). A iniciativa foi impulsionada pela
notável performance de escolas militares, destacando-se pela infraestrutura e desempenho
acadêmico dos alunos. O Governo Federal, motivado por esses indicadores, decidiu investir no
PECIM, selecionando escolas públicas com baixos valores no Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (IDEB) e infraestrutura precária. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto
do PECIM nessas escolas, considerando os índices de infraestrutura e as taxas de rendimento
escolar. Utilizando a abordagem de Análise Fatorial e Diferenças em Diferenças com múltiplos
períodos, conforme desenvolvido por Callaway e Sant’Anna (2021), os resultados indicam uma
avaliação positiva da política. A análise fatorial revela que os seis fatores explorados explicam
significativamente 77,53% da variância total dos dados, demonstrando forte correlação entre as
variáveis e heterogeneidade nas covariâncias. Ao empregar a metodologia de Callaway e
Sant’Anna (2021), as taxas de rendimento escolar apresentaram efeito médio do tratamento
significativo para os indicadores analisados: elevação da taxa de aprovação e redução das taxas
de abandono e de reprovação, corroborando a eficácia da política mesmo diante dos desafios
impostos pela pandemia da COVID-19. Contudo, para uma compreensão mais abrangente do
impacto positivo nessas escolas, ressalta-se a necessidade de um período mais extenso de
exposição ao Programa.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ERYKA FERNANDA MIRANDA SOBRAL - UPE
Interno - 3898876 - KLEBSON HUMBERTO DE LUCENA MOURA
Interno - ***.544.253-** - WELLINGTON RIBEIRO JUSTO - URCA
Notícia cadastrada em: 20/12/2023 09:47
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