Análise Automática de Feedback em Ambientes Virtuais de Aprendizagem
feedback, avaliação automática, ambientes virtuais de
aprendizagem
O feedback é um componente muito importante no processo de
ensino-aprendizagem, pois ajuda o aluno a identificar as lacunas e avaliar
o seu progresso no aprendizado. Em cursos a distância o feedback se torna
ainda mais importante, pois é um dos recursos mais utilizados na interação
entre professor e aluno, já que ambos estão separados fisicamente. No
entanto, devido ao crescimento significativo da quantidade de alunos em
cursos a distância, é difícil para os instrutores fornecerum feedback de
alta qualidade. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo propor uma
abordagem para analisar automaticamente os feedbacks fornecidos por
professores em cursos online. Para isso, foram utilizados recursos
linguísticos para extrair as características dos textos e algoritmos de
aprendizagem de máquina para classificação. Foram realizados experimentos
com base em duas teorias educacionais de feedback propostas na literatura
utilizando diferentes classificadores. Os resultados demostram uma boa
acurácia e os modelos gerados podem ser utilizados para ajudar o professor
a fornecer um bom feedback ao aluno.