DIVERSIFICANDO O ENSINO DE ZOOLOGIA: PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO MÉDIO
alfabetização científica, ensino de biologia, ensino por investigação
O processo de educação básica tem o objetivo de formar cidadãos com conhecimentos basais para continuar aprendendo, para o mercado de trabalho e para o exercício da cidadania de forma crítica. Para tanto, se faz necessário um processo de ensino-aprendizagem que leve em consideração o contexto do professor, do aluno e da produção acadêmica voltada para esse fim, identificando os aspectos a serem aprimorados, conduzindo a um melhor processo docente. Sendo assim, o presente projeto objetiva a produção de um produto com propostas pedagógicas diversificadas para o ensino de zoologia no ensino médio. Professores de Biologia estão sendo submetidos a questionários para diagnóstico de suas experiências com o ensino de zoologia. Trabalhos publicados no ENEBIO e CONEDU, bem como em periódicos especializados estão sendo analisados para diagnóstico das abordagens do ensino de Zoologia. Já é possível observar a carência de publicações com propostas de ensino investigativa e contextualizada, a prevalência daquelas destinadas à educação básica e aos grupos zoológicos dos cordados e artrópodes. Ao mesmo tempo, ocorre a construção das propostas de ensino com base nas informações coletadas, no ensino por investigação, nos princípios da alfabetização científica e da BNCC. Essas serão aplicadas em turmas do segundo ano do ensino médio em uma escola estadual para validação de sua aplicabilidade. Assim, espera-se contribuir com abordagens de fácil planejamento, organização e aplicação, levando em consideração a contextualização e o ensino por investigação