IDENTIFICANDO CARACTERÍSTICAS MONOGÊNICAS DO SER HUMANO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
genética; heredograma; monogênicas.
O ensino por investigação é uma abordagem educacional que estimula os estudantes a
aplicar os conhecimentos adquiridos para resolver problemas do cotidiano e relacionar
conceitos científicos à sua realidade. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a
importância do ensino por investigação na área de Ciências da Natureza desde o Ensino
Fundamental, incentivando o compartilhamento dos resultados das investigações. No entanto,
muitas vezes, o ensino de Genética é abstrato e desvinculado da vida dos alunos, o que leva ao
desinteresse. É essencial que os professores reflitam sobre suas práticas pedagógicas e
diversifiquem suas abordagens para tornar o ensino de Genética mais envolvente. O uso de
heredogramas em sala de aula ajuda a compreender os padrões de herança monogênica que
ocorrem no ser humano. O termo monogenia refere-se a características que são herdadas a partir
de um único gene. Suas regras foram estabelecidas por Gregor Mendel, no final do século XIX.
Mendel escolheu a ervilha-de-cheiro, Pisum sativum, como seu organismo de pesquisa.O
projeto de pesquisa apresentado visa identificar as características de herança monogênica mais
comuns entre os estudantes do 3o ano do Ensino Médio e despertar o interesse pela Genética.
Os objetivos incluem revisar conceitos genéticos por meio de um jogo didático, compreender
os padrões de herança monogênica usando heredogramas, realizar um levantamento das
características monogênicas entre os estudantes e criar um e-book com os resultados. Esse
projeto visa tornar o ensino de Genética mais envolvente e contextualizado, incentivando a
participação ativa dos alunos na aprendizagem e na pesquisa científica.