ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA DE PORTFÓLIO PARA AUXÍLIO NA PRÁTICA DE ENSINO INVESTIGATIVO NO ENSINO MÉDIO
Sexualidade, Aprendizagem, Significativa, Integral.
O desenvolvimento da sexualidade do indivíduo é observado desde o seu nascimento
perpassando por toda sua vida. A falta de espaços que propiciem o debate e a construção de
conhecimento significativo sobre a temática dificultam uma vivência segura e plena da
individualidade do ser, assim como também seu desenvolvimento em sociedade. A
implementação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, em 1996, trouxe à tona a necessidade
da abordagem transversal sobre Orientação Sexual nas escolas, porém, com a publicação na
Base Nacional Comum Curricular, em 2018, a temática foi suprimida de sua transversalidade.
No Currículo de Pernambuco, por sua vez, a temática é adotada como habilidade no
Componente Curricular de Biologia para o II bimestre do 1o ano do Ensino Médio levando em
consideração a visão higienista biológica e também as relações de gênero, orientação sexual e
puberdade com o qual a sexualidade conversa. Assim, o presente projeto busca o
desenvolvimento de um portfólio para auxílio na prática de ensino investigativo no novo ensino
médio a fim de produzir uma aprendizagem significativa na formação integral dos jovens.