Banca de QUALIFICAÇÃO: CÂNDIDA MARTA SANTOS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÂNDIDA MARTA SANTOS DE SOUZA
DATA : 24/04/2024
LOCAL: GOOGLE MEET - VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

FAUNA SINANTRÓPICA NO CONTEXTO ESCOLAR: PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DO FILME DE ANIMAÇÃO “PRÓXIMA PARADA: LAR DOCE LAR” PARA O ENSINO DE BIOLOGIA


PALAVRAS-CHAVES:

caráter investigativo, filmes, sequência didática, sinantropia.


PÁGINAS: 21
RESUMO:

O desenvolvimento de práticas pedagógicas que tenham por meta o protagonismo estudantil
na construção do conhecimento, tem sido o objetivo primordial de todo docente
comprometido com a educação. Desta forma, muitas possibilidades têm surgido e uma delas é
a utilização de filmes como instrumento didático. A questão, no entanto, é como estruturar
essa didática com a utilização de um filme de animação em sala de aula de forma que possa
transformador de aulas meramente expositivas em aulas dinâmicas, com objetivos bem claros
e possíveis de serem postos em práticas para qualquer forma de utilização desse instrumento?
O objetivo então, é desenvolver uma sequência didática que possa ser aplicada ao estudo da
fauna sinantrópica com o uso do filme “Próxima parada: lar doce lar” que conta a história de
uma cobra, uma aranha, um escorpião e um lagarto que enfrentam a inter relação com os seres
humanos numa busca por voltar para seus locais de origem, tendo como condição que a
mesma tenha um caráter investigativo. Para que seja possível, dois fatores serão considerados
na metodologia: a análise do potencial do uso de filmes nas aulas de Biologia e a
determinação dos pontos a serem considerados para a elaboração da sequência didática. A
escolha da obra considerou as características zoológicas dos personagens representantes da
fauna sinantrópica apresentada e buscará fazer uma análise do filme com todo o seu potencial
como fonte de informações que corroborem os conceitos estudados na Biologia do Ensino
Médio dentro do tema em questão. A delimitação da sequência didática proposta de caráter
investigativo que venha a ser utilizada pelos professores estimulando a curiosidade sobre o
tema e também servindo de incentivo à pesquisa científica já nos níveis básicos de ensino
demonstra que é possível inovar com criatividade o ensino da Biologia.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - ***.924.664-** - EDNILZA MARANHAO DOS SANTOS - UFRPE
Presidente - 1654793 - LUIZ AUGUSTINHO MENEZES DA SILVA
Interno - 1826533 - RICARDO FERREIRA DAS NEVES
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 08:49
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