DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ESPECIAÇÃO: UMA ABORDAGEM INTERATIVA E INOVADORA
Evolução; Especiação; Jogo didático; Ensino-aprendizagem.
A evolução, um pilar central na Biologia moderna, tem vastas implicações em diversos
campos do conhecimento. Compreender os processos evolutivos, incluindo a especiação, não
só esclarece as origens da vida, mas também nos ajuda a entender as intrincadas interações entre
os seres vivos e seus ambientes. No entanto, ensinar esses conceitos na sala de aula é desafiador,
já que são abstratos, exigem uma compreensão aprofundada e podem gerar dúvidas devido à
sua complexidade. Entretanto, na maioria das vezes, o ensino fica restrito apenas ao uso do livro
didático. Por isso, atualmente é recorrente a busca de estratégias, materiais e ferramentas para
auxiliar o trabalho pedagógico, tais como o uso de jogos didáticos. O uso de jogos, de forma
lúdica, possibilita aos estudantes a vivência de situações-problema e a aplicação prática dos
conceitos, favorecendo a compreensão e a construção do conhecimento. Diante desse contexto,
o presente projeto tem por objetivo o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático sobre
especiação alopátrica. A pesquisa será realizada com estudantes do 2o ano do Ensino Médio da
Escola Erem Justulino Ferreira Gomes, Bom Jardim, Pernambuco. A metodologia do estudo
incluirá a ministração de aula expositiva e da aplicação do jogo didático. Haverá divisão de
estudantes em três grupos: um participará apenas de aula expositiva, outro apenas da aplicação
do jogo e o terceiro terá as duas abordagens. A análise dos resultados será de forma mista (quali-
quantitativa) através dos questionários e testes pretendendo comparar a eficácia das duas
abordagens em termos de compreensão dos conceitos, engajamento dos estudantes e construção
do conhecimento.