Organismos Geneticamente Modificados (OGMs): Uma proposta pedagógica baseada em problemas para a
compreensão das bases da genética molecular no ensino médio.
Metodologias diferenciadas. Aprendizagem Baseada em Problemas. Sequência didática. Organismos geneticamente modificados. Biotecnologia.
O estudo da genética molecular, dos Organismos Geneticamente Modificados e da biotecnologia desempenha um papel vital no mundo contemporâneo, impactando diversas áreas, desde a saúde até a agricultura e o meio ambiente. Para os estudantes do ensino médio, compreender esses conceitos não apenas abre portas para futuras carreiras, mas também promove a conscientização sobre questões científicas que afetam diretamente suas vidas e o mundo ao seu redor. Assim, para que haja um maior interesse e aprendizado dos conceitos
abordados em genética, é conveniente que o professor possa utilizar metodologias diferenciadasque promovam o protagonismo e as habilidades cognitivas dos discentes. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma sequência didática utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Problemas como instrumento facilitador para o ensino- aprendizagem dos conceitos básicos em genética molecular, através do estudo de Organismos Geneticamente Modificados. Essa metodologia coloca os estudantes no centro do processo de
aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas para, então, desenvolver habilidades importantes, como pensamento crítico, trabalho em equipe e tomada de decisões baseadas em evidências. Ao longo da sequência didática, as interações discursivas entre os estudantes revelaram posicionamento ativo, crítico e investigativo diante de problematizações relacionadas ao conhecimento científico proposto. Após cada etapa das resoluções das situações-problemas os estudantes mostraram aprimoramento no desenvolvimento de habilidades e compreensão sobre a temática. Conclui-se, então, que a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas como estratégia educativa no Ensino Médio facilitou a compreensão da dinâmica da genética molecular e biotecnologia, minimizando o distanciamento entre o estudo teórico e sua aplicabilidade, bem como despertou um maior interesse dos estudantes em relação ao estudo da Genética e destacou o papel docente da
atualidade como facilitador, valorizando, portanto, a postura ativa e problematizadora dos estudantes na construção do conhecimento.