PRODUÇÃO DE UM GUIA SOBRE A BIODIVERSIDADE E OS IMPACTOS AMBIENTAIS NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DO TAPACURÁ
Estação Ecológica; Espaço não formal; Guia; Biologia; Socioambiental.
As Unidades de Conservação (UC) são consideradas como importantes espaços não-formais de aprendizagem, que podem atuar na promoção da educação ambiental, através de práticas educacionais. A Estação Ecológica de Tapacurá (EET), localizada no município de São Lourenço da Mata é considerada um importante espaço não formal de aprendizagem que pode proporcionar aos estudantes a construção do conhecimento científico de forma prazerosa e significativa através de sua própria experiência. Nos dias atuais, é recorrente a busca de estratégias e materiais paradidáticos para auxiliar o trabalho pedagógico do professor, como guias educacionais elaborado por estudantes, podendo contribuir com a formação de cidadãos críticos capazes de identificar os problemas socioambientais e propor soluções. A pesquisa tem por objetivo aplicar uma Sequência Didática para a produção de um guia educacional junto com estudantes do Ensino Médio sobre a biodiversidade e os impactos socioambientais na Estação Ecológica do Tapacurá. O estudo será realizado com estudantes do 3º ano do Ensino Médio da Escola Presidente Costa e Silva, Chã de Alegria, Pernambuco, cujas ações de educação ambiental, trilhas ecológicas e registros fotográficos serão desenvolvidas na EET, envolvendo uma metodologia de abordagem qualitativa, descritiva e observacional e de campo, mediante a aplicação de uma Sequência Didática emergindo o subproduto - guia educacional da EET. A análise dos dados seguirá as perspectivas de Bardin (2011) a partir do questionário prévio e pela perspectiva Barthesiana, através das fotografias captadas no local. Entendemos que a realização de pesquisas científicas e a condução de atividades de educação ambiental pode estimular e desenvolver uma consciência ambiental dos estudantes, sendo essencial para a sua formação educacional e científica.