A PRÁTICA DOCENTE NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS COMPARTILHADAS ENTRE OS DOCENTES
Prática pedagógica. Prática docente. Representações sociais.
A pesquisa tem por intuito analisar as representações sociais da prática pedagógica de professores de graduação em engenharia, tendo como campo de pesquisa os professores dos centros de ensino de engenharia das instituições federais de ensino localizadas no âmbito da Região Metropolitana do Recife (RMR). A pesquisa se embasa teórico e metodologicamente na Teoria das representações socias (TRS), que tem Serge Moscovici (2007) como gênese e principal autor. Seguindo a abordagem estruturalista da teoria, baseado em Jean Claude-Abric, aplicamos técnicas de coleta e análise dos dados consonantes, com o uso da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e Entrevistas semiestruturadas, com análise de conteúdo sustentada em Bardin (2011). Os questionários TALP coletados totalizaram 50, e de entrevistas 7. Os dados obtidos demonstram uma representação do objeto concentrada em termos já consolidados numa prática docente tradicional, entendendo-a como relacionada ao ensino, aprendizagem e metodologias. Isso se assenta no tipo de formação e trajetória profissional dos docentes. Porém, demonstra processo de mudança, com o surgimento de nova imagem na região periférica, indicando uma representação voltada a uma prática docente centrada no aluno e na sua formação mais humanizada.