SELF-DESIGN: UMA ABORDAGEM DAS PERSPECTIVAS SIMBÓLICAS NA CRIAÇÃO E NO CONSUMO DE ARTEFATOS AUTORAIS DE DESIGN
Design;Autoral;DesignEstratégico;Self-Design;CoolHunting
OestudoapresentadobuscoudescrevereanalisaralgunsdosprocessosqueenvolvemaproduçãoautoraldeartefatosoriundosdoDesign,levandoemconsideração relações comunicacionais e simbólicas colocadas em prática entre osprincipaisatoresenvolvidosnestadinâmica,criadoreseconsumidores.Destemodo,oque se propõe é que os artefatos participam diretamente enquanto mediadores nasformas como estes indivíduos veem e participam do mundo a sua volta. Tendo comobase contribuições teóricas dos campos da Psicologia, da Sociologia e do Consumo,aliadasaoconceitodeSelf-DesignpropostopelofilósofoecríticodearteBorisGroys,a investigação aqui proposta intencionou construir uma abordagem estratégica, aoconsiderar subjetividades individuais e coletivas, partindo da premissa de que são osobjetos cotidianos que possibilitam a interseção entre os mundos possíveis idealizadospor criadores e por consumidores. Partindo de uma investigação fundamentada em ummodelo metodológico com inspiração etnográfica, foram elaboradas sete fases deinvestigação. O encadeamento destas fases possibilitou a aplicação de métodos eferramentasespecíficasparaasondagemcomasduasamostrasinvestigadas,entrevistascomcriadoresdeartefatoseescalasavaliativasdestinadasaosconsumidores, de modo que estes também contribuíssem enquanto validadores daspropostas conceituais oferecidas pelas marcas participantes no estudo. As propostasconceituais,porsuavez,foramapresentadasaosconsumidorespormeiodaelaboração de moodboards conceituais, em que artifícios imagéticos e simbólicosforam intensivamente explorados, na busca pela compreensão da assimilação cognitivadosparticipantes.Porfim,enquantoresultadoseconclusõesobtidascomainvestigação, foi possível confirmar que as narrativas autobiográficas expressas pelosprodutores autorais de Design, por meio dos artefatos que desenvolvem, são emgrandemedidaassimiladasecorrespondidaspeloseupúblicoconsumidor,confirmandoassimaimportânciadadimensãosimbólicaparaoDesign.