Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DEBORA FERNANDES PONTES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DEBORA FERNANDES PONTES
DATA : 07/07/2021
LOCAL: VIA VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

SELF-DESIGN: UMA ABORDAGEM DAS PERSPECTIVAS SIMBÓLICAS NA CRIAÇÃO E NO CONSUMO DE ARTEFATOS AUTORAIS DE DESIGN


PALAVRAS-CHAVES:

Design;Autoral;DesignEstratégico;Self-Design;CoolHunting


PÁGINAS: 344
RESUMO:

 

OestudoapresentadobuscoudescrevereanalisaralgunsdosprocessosqueenvolvemaproduçãoautoraldeartefatosoriundosdoDesign,levandoemconsideração relações comunicacionais e simbólicas colocadas em prática entre osprincipaisatoresenvolvidosnestadinâmica,criadoreseconsumidores.Destemodo,oque se propõe é que os artefatos participam diretamente enquanto mediadores nasformas como estes indivíduos veem e participam do mundo a sua volta. Tendo comobase contribuições teóricas dos campos da Psicologia, da Sociologia e do Consumo,aliadasaoconceitodeSelf-DesignpropostopelofilósofoecríticodearteBorisGroys,a investigação aqui proposta intencionou construir uma abordagem estratégica, aoconsiderar subjetividades individuais e coletivas, partindo da premissa de que são osobjetos cotidianos que possibilitam a interseção entre os mundos possíveis idealizadospor criadores e por consumidores. Partindo de uma investigação fundamentada em ummodelo metodológico com inspiração etnográfica, foram elaboradas sete fases deinvestigação. O encadeamento destas fases possibilitou a aplicação de métodos eferramentasespecíficasparaasondagemcomasduasamostrasinvestigadas,entrevistascomcriadoresdeartefatoseescalasavaliativasdestinadasaosconsumidores, de modo que estes também contribuíssem enquanto validadores daspropostas conceituais oferecidas pelas marcas participantes no estudo. As propostasconceituais,porsuavez,foramapresentadasaosconsumidorespormeiodaelaboração de moodboards conceituais, em que artifícios imagéticos e simbólicosforam intensivamente explorados, na busca pela compreensão da assimilação cognitivadosparticipantes.Porfim,enquantoresultadoseconclusõesobtidascomainvestigação, foi possível confirmar que as narrativas autobiográficas expressas pelosprodutores autorais de Design, por meio dos artefatos que desenvolvem, são emgrandemedidaassimiladasecorrespondidaspeloseupúblicoconsumidor,confirmandoassimaimportânciadadimensãosimbólicaparaoDesign.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CLARISSA MENEZES DE AZEVEDO SOTER
Externa ao Programa - 1727984 - FLAVIA ZIMMERLE DA NOBREGA COSTA
Presidente - 1134080 - HANS DA NOBREGA WAECHTER
Notícia cadastrada em: 06/07/2021 17:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10