Banca de DEFESA: DANIEL LEITE COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL LEITE COSTA
DATA : 29/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/cdw-jqxd-noa
TÍTULO:

USER EXPERIENCE AND INTERFACE DESIGN FOR GAMES // UXIG: METODOLOGIA PARA O DESIGN DE INTERFACE DE JOGOS DIGITAIS COM REQUISITOS DE ACESSIBILIDADE BASEADA NA DESIGN THINKING CANVAS


PALAVRAS-CHAVES:

Design. Metodologia Ágil. Jogos Digitais. Interface. Acessibilidade.


PÁGINAS: 314
RESUMO:

O propósito da presente pesquisa foi desenvolver uma metodologia ágil de design de interfaces para jogos digitais que considere a acessibilidade como um requisito de projeto baseada na metodologia Design Thinking Canvas de Neves (2019). A proposta desta adaptação justifica-se ao se considerar as características particulares e contextuais do jogo digital enquanto artefato e interface, de modo que o método de design considere suas especificidades, e.g. ludicidade e motivação de uso, além da inexistência de metodologias ágeis específicas para o design de interfaces de jogos digitais que considerem a acessibilidade como um requisito de design. A hipótese é que a agilidade e a inclusão de requisitos de acessibilidade no design de interfaces para jogos digitais impactem positivamente na usabilidade da metodologia. A adaptação foi validada em um experimento comparativo entre a metodologia adaptada e uma metodologia de design de interfaces para jogos digitais já estabelecida na literatura, com dois grupos de 20 usuários cada, que utilizarão as metodologias em um projeto de design; as metodologias serão ministradas por meio de workshops gratuítos. Os usuários foram designers e alunos de graduação de cursos de Jogos Digitais de experiência intermediária na área. Como não há documentação para avaliação de uma metodologia de design de interfaces na literatura, pretende-se utilizar indicadores de usabilidade para avaliar a eficácia, a eficiência, a satisfação de uso, e também aspectos qualitativos, e.g. facilidade e organização, e o nível das soluções de acessibilidade propostas usando cada metodologia. O método de pesquisa adotado é misto, objetivando coletar dados qualitativos e quantitativos, sob uma perspectiva teórico-pragmática. A comparação e a triangulação entre os resultados obtidos em cada grupo permitiram aferir que a metodologia proposta é mais ágil e melhor avaliada pelos usuários, além de ter potencializado o design da acessibilidade.




MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LEANDRO AUGUSTO BORGES LIMA
Interno - 1203420 - ANDRE MENEZES MARQUES DAS NEVES
Interno - 6275456 - FABIO FERREIRA DA COSTA CAMPOS
Externo à Instituição - ITAMAR FERREIRA DA SILVA - UFCG
Interno - 2647023 - WALTER FRANKLIN MARQUES CORREIA
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 17:25
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