Banca de DEFESA: JAMIRE MURIEL DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMIRE MURIEL DA SILVA
DATA : 11/08/2023
HORA: 08:00
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO:

PLANEJAMENTO, SÍNTESE E AVALIAÇÃO DA POSSÍVEL ATIVIDADE ANTICANCER DE NOVOS DERIVADOS ACRIDINICOS, INDÓLICOS E BENZENICOS.



PALAVRAS-CHAVES:

Anticâncer. Derivados espiro-acridinicos. Derivados acridínicos.  Docking molecular. Estudos de ADME


PÁGINAS: 227
RESUMO:

O câncer continua sendo um problema de ordem mundial e um fármaco altamente  eficiente e que não provoque danos colaterais no tratamento dos mais diversos tipos  de câncer tem sido o desejo de muitos grupos de estudos. Com isso, a cada ano  desperta o interesse acadêmico mundial em busca da cura ou de tratamentos  menos nocivos e mais eficazes. Derivados acridínicos e espiro-acridinicos tem  demonstrado potencial ação no tratamento do câncer. Nessa perspectiva, este  trabalho buscou o planejamento, desenvolvimento e avaliação de novos scaffolds acridínicos e espiro-acridinicos, planejados a partir de derivados espiro-acridinicos já  descritos, com potencial atividade antitumoral. Para tanto, foi realizado estudo in  sílico de docking molecular e de ADME para identificação preliminar dos melhores  compostos e assim, os mesmos serem sintetizados. No total foram planejados 15 novos compostos, sendo 6 da série benzohidrazidas 3 da série acetofenona e 6 da  série JMSs. Os estudos de docking foram realizados nos enzima topoisomerase e  DNA disponível na base de dados Protein Data Bank (PDB ID: 5GWK e 1G3X). Os  resultados de docking apontaram bons resultados para os compostos com destaque  para os compostos AFAHAC, 4-CLBHAC e JMS-16. Os estudos farmacocinéticos in  sílico (ADME) indicaram que todos os compostos foram condizentes com critérios de  druglikeness estabelecidos por Lipinski, Ghose e Egan, além de evidenciar uma boa  absorção gastrintestinal. O composto JMS-16 se destacou entre todos os derivados  apresentando os melhores resultados in sílico, ficando sempre entre os três  melhores resultados de docking molecular nos três alvos, em um deles superiores  aos compostos co-cristalizados), e nos estudos farmacocinéticos apresentou LogP  abaixo de 5, além de solubilidade em água moderada. Na parte sintética o composto  apresentou rendimento de 84%. Considerando os resultados dos estudos in sílico, a etapa de síntese foi realizada com os 15 compostos, de 61 a 91%. Os mesmos apresentaram variação de faixa de fusão de no máximo 2ºC. Foram realizados  estudos de IV e RMN para comprovação da estruturas. Todos os novos derivados destinados à síntese apresentaram boas características farmacodinâmicas nos  alvos, bem como parâmetros farmacocinéticos favoráveis como coeficiente de  partição, solubilidade em água e absorção gastrintestinal e permeabilidade à barreira  hematoencefálica. Nos estudos de interação com o DNA todos os compostos  apresentaram interação com o DNA na emissão de fluorescência e também o  composto AFAHAC se destacou no ensaio de toxicidade no cultivo de células.  Assim, os compostos mostraram-se promissores para a continuidade dos estudos.



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - IGOR JOSÉ DOS SANTOS NASCIMENTO - OUTRA
Externo à Instituição - RAFAEL DAVID SOUTO DE AZEVEDO - UPE
Externo à Instituição - RICARDO OLIMPIO DE MOURA - UEPB
Externo à Instituição - RODRIGO SANTOS AQUINO ARAÚJO
Presidente - 2555628 - ROSALI MARIA FERREIRA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 04/08/2023 10:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07.ufpe.br.sigaa07