ESTRATÉGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO DOS GRUPOS DE PRESCRIÇÃO E SUAS INFLUÊNCIAS NO COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR
Grupo de prescrição; Estratégias online de comunicação; marketing de influência; marketing de conteúdo; marketing de relacionamento.
Diante o avanço tecnológico vivido nos últimos anos, as empresas, marcas
e profissionais buscam se adaptar as rápidas mudanças do mercado e acompanhar as
necessidades do consumidor, como também adequar a forma de se comunicar com os
mesmos. O comportamento do consumidor também tem passado por diversas
transformações, em decorrência do maior uso da internet e do fácil acesso as
informações e conteúdos, por meio das plataformas digitais. Com isto, algumas
plataformas tem se destacado e conquistado os seus usuários, pela rapidez, fácil
comunicação e possibilidade de identificação de grupos. O grupo de prescrição,
considerado um grupo de referência, composto por membros que detém de
conhecimento técnico, formação e criação de conteúdos de confiança, podem utilizar-se
dessas estratégias online para se comunicar com os consumidores, fortalecendo sua
relação e confiança para compra dos serviços que ofertam. Nesta presente investigação,
o grupo de prescrição será representado pelos nutricionistas e objetiva-se compreender
como estes membros prescritivos utilizam das estratégias digitais de comunicação para
influenciar o consumidor nas compras dos serviços de nutrição. Será uma pesquisa de
caráter qualitativo, dividida em duas etapas: realização de entrevistas semiestruturadas,
tendo como sujeitos os consumidores que já compraram ou desejam comprar os
serviços de nutrição e a realização da observação online do perfil dos nutricionistas
apontados por esses consumidores como relevantes ou influentes. Ao final dessas
etapas, os dados serão analisados e discutidos afim de se compreender esta influência no
comportamento do consumidor, sob luz do Marketing de conteúdo, Marketing de
influência, Marketing de relacionamento, visando responder a seguinte pergunta de
pesquisa: Como as estratégias de comunicação digital implementadas por grupos de prescrição, aqui representados por nutricionistas, influenciam o comportamento de compra do consumidor para aquisição de seus serviços?