O DISCURSO DOS/AS MÉDICO/AS ACERCA DA PRÓPRIA FORMAÇÃO – UMA ANÁLISE DA PROPOSTA FORMATIVA DO CURSO DE MEDICINA DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE DA UFPE.
Educação. Formação Médica. Integralidade.
A presente pesquisa objetiva compreender como os/as médicos/as, egressos/as do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) significam seu próprio processo formativo no curso de medicina. Como objetivos específicos, tratamos de: Identificar como os/as egressos/as significam a proposta interdisciplinar do curso; mensurar como avaliam as metodologias ativas e os espaços pedagógicos; e compreender como avaliam o desenvolvimento de competências e habilidades adquiridas durante o curso para sua atuação profissional e/ou acadêmica. Assim, lançando-se mão da perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso (AD), de Michel Pêcheux, procura-se identificar se os/as egressos/as se encontram sob o efeito de um discurso mais alinhado aos pressupostos de uma formação médica pautada na lógica biomédica e nas especialidades médicas ou mais alinhados aos pressupostos do paradigma da integralidade, sob o qual o curso está orientado.