Banca de DEFESA: LARISSA PEREIRA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA PEREIRA ALVES
DATA : 22/03/2024
LOCAL: Auditório Prof. Denis Bernardes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE

"DESENVOLVIMENTO DE NANOPARTÍCULAS COM EXTRATO DE AMOREIRA (Morus nigra L.) COMO ESTRATÉGIA TERAPÊUTICA CONTRA A HIPERTENSÃO ARTERIAL"

Nanocarreador.; administração oral; liberação modificada;  experimental design.

A hipertensão arterial é uma preocupação global de saúde, especialmente no Brasil, onde  os tratamentos atuais apresentam limitações. Busca-se por alternativas terapêuticas  promissoras, como os compostos fenólicos das folhas de Morus nigra L., que mostram  potencial na regulação da pressão arterial. Nesse contexto, este estudo visou desenvolver  nanopartículas contendo compostos fenólicos do extrato aquoso de Morus nigra L. para  o tratamento da hipertensão arterial. Inicialmente, houve um controle e padronização das  condições extrativas do extrato de Morus nigra L. obtido por folhas de duas localidades  diferentes (Pernambuco PE e Paraíba PB, Brasil), utilizando um planejamento fatorial  fracionado para maximização dos compostos majoritários por cromatografia liquida de  alta eficiência (HPLC). Além disso, foi determinado o teor de compostos fenólicos totais,  bem como, atividade antioxidante para comparação dos extratos escolhidos. Para o  desenvolvimento das formulações, foi efetivada uma otimização através de planejamento  experimental de triagem (fatorial fracionado) e de superfície (Box-Behnken), que  possibilitou a escolha de NPs com melhor tamanho, índice de polidispersão (PDI),  potencial zeta (PZ) e eficiência de encapsulamento (EE) através de duas técnicas de  obtenção de NPs (nanoprecipitação e dupla emulsificação por evaporação do solvente). Além disso, foi realizado o teste de compatibilidade entre os componentes da formulação  Espectroscopia de Infravermelho (FTIR) e Termogravimetria (TG). Os NPs escolhidos  também foram caracterizados por testes in vitro de cinética de liberação, Microscopia  Eletrônica de Varredura (MEV) e citotoxicidade em células endoteliais. Desta forma, amaior concentração de fenólicos consistiu do extrato obtido da PB com 7,05 mg  equivalentes de ácido gálico/g de amostra, enquanto o extrato obtido de PE apresentou  3,42 mg equivalente de ácido gálico/ g de amostra. Os resultados dos estudos revelaram  que o extrato aquoso obtido no estado da PB teve a atividade inibitória do radical DPPH  maior (43,99%), comparado ao estado de PE (29,33%), sendo assim, o extrato da PB com  condições extrativas de infusão usando temperatura de 85°C; droga:solvente (25:250) e  tempo de 30 minutos foi o escolhido para encapsulação em NPs. Os resultados  demonstraram compatibilidade entre o extrato e os componentes da formulação. O  planejamento experimental resultou em NPs com tamanho de 175 nm, PDI 0,1855, PZ +  35,2 mV e EE 93,46% para dupla emulsificação, enquanto que para o método de  nanoprecipitação, obteve NPs com tamanho de 274 nm, PZ +41,4 mV e EE 89,39%. O  MEV comprovou a formação de NPs esféricas, lisas e com tamanhos similares ao  encontrado por espalhamento de luz.A liberação dos compostos fenólicos nas NPs foi  adequada ao modelo de Weibull, com cinética de liberação anômala e super caso II para  nanoprecipitação e dupla emulsificação respectivamente, com liofilização através da  utilização do crioprotetor maltodextrina nas mesmas condições. Não houve  citotoxicidade em células endoteliais pelo extrato aquoso, enquanto as NPs foram  citotóxicas nas concentrações acima de 375 µg/mL. Portanto, foi possível obter NPs com  propriedades físico-quimicas adequadas, com cinética de liberação prolongada, que  podem ser encorajadas para administração oral, porém, mais estudos são necessários para  comprovar sua eficácia e desempenho.

Externo à Instituição - DANILO AUGUSTO FERREIRA FONTES - UFPE
Interno - ***.866.114-** - FABIO ROCHA FORMIGA - OUTRA
Externa à Instituição - HELIDA MARIA DE LIMA MARANHAO BRASILEIRO - UFRPE
Externa à Instituição - LARISSA ARAUJO ROLIM - UNIVASF