UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS
Questões Sociocientíficas, Perfil Conceitual, Energia.
Esse projeto de qualificação tem como objetivo analisar a dimensão da aprendizagem da Teoria dos Perfis Conceituais a partir de sequência didática estruturadas em Questões Sociocientíficas (QSCs) sobre o conceito de energia. O conceito de Energia foi escolhido para este trabalho, devido ao fato de ser um termo de ampla utilização na ciência, por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio e por apresentar diferentes significados e usos em situações cotidianas, escolares e científicas. Acreditamos ser necessário considerar nos processos ensino e de aprendizagem do conceito de energia, a pluralidade dos modos de pensar associados as formas de falar, atribuídos a este conceito. A metodologia será realizada com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Garanhuns, Pernambuco. A escolha por esses estudantes está relacionada pelas experiências e vivências que possivelmente estes tiveram nos anos anteriores, com o conceito de energia. A SD será proposta em sete momentos, serão aplicadas em aulas de Física e de Química. Essa intervenção está centrada em abordar o conceito de energia e os seus diferentes contextos na sala de aula, para discutir com os estudantes que não existe apenas um único modo de pensar o conceito, mas uma pluralidade que percorre o contexto científico, cotidiano e do senso comum, a partir de questões controversas. Por fim, a análise dos dados será em conformidade com os objetivos deste trabalho, buscará caracterizar e identificar a aprendizagem, observar o enriquecimento das zonas de perfil conceitual e a tomada de consciência da multiplicidade de modos de pensar, a partir das formas de falar acerca do conceito de energia. Esperamos que os resultados dessa pesquisa sejam satisfatórios para a aprendizagem dos estudantes e ajudem professores durante as suas aulas de Ciências, e que os estudantes consigam reconhecer os diferentes significados atribuídos a energia durante as QSCs e as atividades da SD. Além disso, esperamos que os estudantes possam dar indícios da tomada de consciência e que a SD possa contribuir para a aprendizagem desse conceito, considerando a perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais, das Questões Sociocientíficas e do Perfil Conceitual de energia.