Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILIANE ALVES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILIANE ALVES DA SILVA
DATA : 11/06/2021
LOCAL: CAA - em ambiente virtual devido à pandemia de COVID
TÍTULO:

UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O CONCEITO DE ENERGIA POR MEIO DE QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS PERFIS CONCEITUAIS


PALAVRAS-CHAVES:

Questões Sociocientíficas, Perfil Conceitual, Energia.


PÁGINAS: 81
RESUMO:

Esse projeto de qualificação tem como objetivo analisar a dimensão da aprendizagem da Teoria dos Perfis Conceituais a partir de sequência didática estruturadas em Questões Sociocientíficas (QSCs) sobre o conceito de energia. O conceito de Energia foi escolhido para este trabalho, devido ao fato de ser um termo de ampla utilização na ciência, por ser um conteúdo que é trabalhado no Ensino Médio e por apresentar diferentes significados e usos em situações cotidianas, escolares e científicas. Acreditamos ser necessário considerar nos processos ensino e de aprendizagem do conceito de energia, a pluralidade dos modos de pensar associados as formas de falar, atribuídos a este conceito. A metodologia será realizada com estudantes do 3° ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Garanhuns, Pernambuco. A escolha por esses estudantes está relacionada pelas experiências e vivências que possivelmente estes tiveram nos anos anteriores, com o conceito de energia. A SD será proposta em sete momentos, serão aplicadas em aulas de Física e de Química. Essa intervenção está centrada em abordar o conceito de energia e os seus diferentes contextos na sala de aula, para discutir com os estudantes que não existe apenas um único modo de pensar o conceito, mas uma pluralidade que percorre o contexto científico, cotidiano e do senso comum, a partir de questões controversas. Por fim, a análise dos dados será em conformidade com os objetivos deste trabalho, buscará caracterizar e identificar a aprendizagem, observar o enriquecimento das zonas de perfil conceitual e a tomada de consciência da multiplicidade de modos de pensar, a partir das formas de falar acerca do conceito de energia. Esperamos que os resultados dessa pesquisa sejam satisfatórios para a aprendizagem dos estudantes e ajudem professores durante as suas aulas de Ciências, e que os estudantes consigam reconhecer os diferentes significados atribuídos a energia durante as QSCs e as atividades da SD. Além disso, esperamos que os estudantes possam dar indícios da tomada de consciência e que a SD possa contribuir para a aprendizagem desse conceito,  considerando a perspectiva da Teoria dos Perfis Conceituais, das Questões Sociocientíficas e do Perfil Conceitual de energia.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANGELICA OLIVEIRA DE ARAÚJO - UFVJM
Interno - 060.503.904-60 - FLÁVIA CRISTIANE VIEIRA DA SILVA - UFRPE
Presidente - 049.741.594-10 - JOSE EUZEBIO SIMOES NETO - UFRPE
Notícia cadastrada em: 02/06/2021 16:30
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10.ufpe.br.sigaa10