DIAGNOSE ERGONÔMICA DO USO DE DIFERENTES ASSENTOS POR CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DURANTE ATIVIDADES GRAFOMOTORAS ESCOLARES
Transtorno do Espectro Autista; Ergonomia; Postura Sentada
O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é um distúrbio caracterizado por
déficits persistentes na comunicação social, interação social e padrões repetitivos de
comportamento. O aumento significativo no número de alunos com TEA matriculados
em classes regulares ressalta a necessidade de adaptação do ambiente escolar a essa
população. Assim, as questões da pesquisa são: quais são os impactos ergonômicos
do uso da bola suíça, do disco sensorial e da cadeira convencional por crianças com
Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante atividades grafomotoras escolares? O
presente estudo tem o objetivo de analisar os aspectos ergonômicos de três tipos de
assento, incluindo a cadeira escolar convencional, a almofada de ar proprioceptiva e a
bola suíça, em crianças com Transtorno do Espectro do Autismo nas Salas de
Recursos Multifuncionais do Município de Rio Formoso, localizada no Litoral Sul do
Estado de Pernambuco. A metodologia adotada será uma pesquisa de campo
transversal, analítica e descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa. A amostra será
composta por crianças com TEA matriculadas no segundo ano do ensino fundamental
em Rio Formoso. Será realizada uma análise das filmagens das atividades utilizando a
ferramenta Kinebot, uma ferramenta validada que realiza uma avaliação cinemática do
movimento avaliando a frequência do movimento em relação ao tempo em segundos e
ao ângulo. Em seguida, os produtos serão submetidos à avaliação em relação aos
componentes da usabilidade. Espera -se, a partir da diagnose ergonômica, identificar
como os assentos analisados influenciam no desempenho, conforto e saúde da criança
com TEA em interação com o ambiente escolar.