ANÁLISE DO PROCESSO FORMATIVO EDAAPRENDIZAGEM DO COCO DE RODA DA MESTRE ANA LÚCIA DO BAIRRO DO AMARO BRANCO DE OLINDA
Mestra, Ana Lúcia, processo formativo, aprendizagem, coco de roda
O saber musical dentro da cultura popular tem suas especificidades, alguns grupos sociais através da tradição,ancestralidade e oralidade conseguem manter vivo fenômenos musicais que estão fora das grandes mídias da atualidade. A pesquisa envolvendo a análisedo processo formativo e da aprendizagem de um coco de roda como o que pertence a Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda tem sua importância em relação ao registro,bem como a trazer para a formalidade acadêmica das universidades e escolas uma possibilidade de ensino-aprendizagem a mais para o arcabouço existente. A melhor forma para conhecer e reconhecer esse processo formativo deaprendizagem deste fenômeno é através do estudo da etnografia da música, chamado também de etnomusicologia. O pesquisador por quase três anos estudou o fenômeno como observador-participante, participou do processo formativo como observador e como aprendiz em ensaios,apresentações e na gravação de um CD, da mesma maneira que conviveu quase que diariamente na casa da família da Mestra Ana Lúcia, interagindo e trocando experiências com os membros do Grupo Raízes. Compreende-se que o estudo etnomusicológico deve ser amplo em relação à diversidade de elementos, portanto, além da observação e da participação,o etnógrafoutilizouda pesquisa com questionário semi-estruturado,bem comopesquisa de jornais, livros, fotos, mídias digitais, dissertações e teses acadêmicas.Entendemos que o melhor caminho para o saber etnográfico é se utilizar de tudo que nos é ofertado sobre o fenômeno,então até o ato de fofocar numa conversa informal foi utilizado como fonte de informação para nosso estudo. No campo foi identificadoo processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúciacomo sendoatravés da imitação realizada pelo aprendiz do modo de fazer da pessoa que está ensinando naquele momento,semelhante à tentativa e erro,contudo comparticularidades inerentes à este fenômeno. Podemos identificar que há um tripé neste ensino que envolve a experimentação, o respeito e a flexibilidade melódica. Compreendemos que os significados e a perpetuação deste coco na pesquisa etnográfica envolvem o contexto social,psicológico, econômico e cultural em que acontece, em especial o bairro rico em diversidade cultural que é o do Amaro Branco de Olinda. O presente estudonos infere alguns questionamentos sobre outros campos a serem estudados no futuro neste estilo musical, como a legitimidade, a historicidade e a autenticidade de muitos elementos atribuídos ao fenômeno.A pesquisa etnomusiológica fez a identificação e análise de como acontece o processo formativo e a aprendizagem do coco de roda da Mestra Ana Lúcia do bairro do Amaro Branco de Olinda, sendo um texto reflexivo e acadêmico que pode ser usado dentro do modo formal de educação musical, ou não musical