PERSPECTIVAS E DESAFIOS DOS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL DO IFPE CAMPUS BARREIROS PARA O MERCADO DE TRABALHO NA MICRORREGIÃO DO LITORAL SUL DA MATA SUL DE PERNAMBUCO
egressos, formação técnica, mercado de trabalho.
O presente trabalho busca apresentar dados e interpretações acerca da qualificação proporcionada pelo IFPE Campus Barreiros aos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical através da percepção deles, trazendo informações sobre sua situação profissional no mercado de trabalho, verificando não apenas a sua inserção, mas também, se as competências a eles conferidas atendem o perfil necessário às exigências do mercado de trabalho em música local. O problema de pesquisa deste estudo consiste em verificar como a percepção da formação técnica profissional está relacionada com as possibilidades de empregabilidade no mercado de trabalho. Nesse sentido, o presente estudo objetiva apresentar dados e informações sobre a atuação profissional dos egressos do Curso Técnico em Instrumento Musical do IFPE Campus Barreiros, procurando identificar através das respostas e percepções dos mesmos se os objetivos e finalidades da EPT estão atendendo às necessidades desse campo de trabalho. A população da pesquisa deste trabalho foram os 26 egressos do curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Barreiro formados entre os anos de 2015.2 e 2021, dos quais 23 responderam ao questionário. O desenho da pesquisa é do tipo não experimental de corte transversal, em que a
coleta de dados se deu no segundo semestre de 2022. A coleta de dados foi realizada através de um questionário on-line pela plataforma Google Forms enviados via e-mail, criado exclusivamente para esta pesquisa com questões fechadas e abertas, que procurou obter informações referentes aos: dados sociodemográficos; formação profissional, atividades profissionais; avaliação sobre a formação recebida e efetiva empregabilidade. O resultado das análises indicou que as experiências formativas na instituição são enriquecedoras, sobretudo as ligadas ao ensino e que podem ser definidas como práticas integradoras e que a formação ofertada no Curso Técnico em Instrumento Musical contribui no desenvolvimento de habilidades e competências que permitiram aos egressos o seu crescimento profissional e pessoal com a melhoria da qualidade de vida.