OS CONHECIMENTOS SOBRE A NORMA ORTOGRÁFICA DO PORTUGUÊS DE ALUNOS DO 5º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Ortografia, Ensino de Ortografia, Aprendizado da Ortografia, Anos finais do Ensino Fundamental
Frente a esse cenário de controvérsias que envolvem, nas últimas décadas, o ensino e a aprendizagem da ortografia, e reconhecendo a exigência social da escrita com correção ortográfica, o presente estudo ocupa-se de responder à seguinte questão central: Quais os conhecimentos sobre ortografia do português de alunos que estão concluindo o 5º e o 9º anos do ensino fundamental?
Como objetivos específicos, nos propomos a:● Mapear as principais dificuldades ortográficas regulares e irregulares de alunos do 5º e 9º anos de uma escola pública e de uma escola privada;● Contrastar o rendimento ortográfico de alunos pertencentes a grupos socioculturais distintos (escola pública e escola privada);● Analisar a relação entre o desempenho ortográfico e o tempo de escolarização; e● Comparar o desempenho ortográfico de alunos em textos ditados e em textos autorais.
discorremos, na segunda seção, sobre os pressupostos teóricos que fundamentam o estudo, focalizando na classificação e organização da norma ortográfica do português. Ainda no âmbito teórico, expomos brevemente o que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e quatro currículos estaduais prescrevem para o ensino-aprendizagem de ortografia no ensino fundamental. Além disso, realizamos uma revisão crítica de pesquisas tanto epistemologicamente próximas quanto divergentes das nossas, com o intuito de sintetizar as evidências produzidas, em âmbito nacional, sobre a aprendizagem da ortografia por estudantes da educação básica.
Na terceira seção, estão descritos os fundamentos metodológicos assumidos, os sujeitos participantes do estudo e os instrumentos e procedimentos empregados para coleta de dados. Por fim, apresentamos alguns resultados preliminares do estudo, que dizem respeito ao desempenho ortográfico dos estudantes do 5º ano da escola pública.