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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE RODRIGUES MALTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE RODRIGUES MALTA
DATA : 29/09/2025
LOCAL: Remota - 9h
TÍTULO:

AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E A IDENTIDADE DE GÊNERO: UM ESTUDO COM MENINAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE PERNAMBUCO.

 


PALAVRAS-CHAVES:

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PÁGINAS: 67
RESUMO:

A pesquisa de doutorado em curso investiga as representações sociais do “ser
mulher” compartilhadas por alunas do Ensino Médio da rede estadual de
Pernambuco, entendendo o espaço escolar como território estratégico na
(re)produção e na contestação de significados de gênero. Ancora-se na Teoria das
Representações Sociais (TRS) - combinando a vertente estrutural de Abric (2003) e
aportes processuais de Jodelet (2001; 2011) - e dialoga com feminismos
interseccionais, decoloniais e queer, a partir de autoras como Oyěwùmí (2004;
2021), Anzaldúa (2005), Guzmán (2019) e Butler (2003; 2015), de modo a situar os
sentidos produzidos pelas estudantes nas tramas de poder que articulam gênero,
raça, classe, território e espiritualidade. O objetivo geral tem como mote
compreender as representações sociais do “ser mulher” compartilhadas por alunas
do Ensino Médio da Rede Estadual de Pernambuco, verificando como essas
representações sociais se articulam à construção da identidade de gênero. A
metodologia desta pesquisa é quali-quanti em duas etapas - questionário
sociodemográfico com Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e produção de
imagens. A amostra projetada abrange cerca de 200 meninas (15-17 anos) de
quatro escolas públicas, cada uma situada em uma Gerência Regional de Educação
da Região Metropolitana do Recife. Os dados evocativos serão tratados no
IRaMuTeQ para identificação do núcleo central, sistemas periféricos e grafos de
similitude, enquanto as imagens serão analisadas a partir da Sociologia da Imagem
(Cusicanqui, 2015). Os resultados preliminares do estudo piloto realizado,
apresentam que termos como “força”, “luta”, “guerreira” e “resistência”
possivelmente compõem o núcleo central das evocações, indicando um feminino
associado à superação coletiva; elementos periféricos remetem a cuidado, beleza e
responsabilidade, revelando tensões entre padrões tradicionais e sentidos
emancipatórios. Esses achados reforçam a centralidade dos saberes situados e a
pertinência de um olhar interseccional. As contribuições esperadas são (a) no plano
teórico, ampliar o diálogo entre TRS e feminismos latino-americanos, mostrando a
utilidade da abordagem estrutural para fenômenos de gênero; (b) no campo
educacional, subsidiar práticas pedagógicas e políticas públicas que promovam
equidade e respeito à diversidade; (c) socialmente, reconhecer as alunas como
produtoras de saber, alinhando-se às metas de “educação de qualidade” e “redução
das desigualdades”. Procedimentos éticos incluem aprovação do CEP, termo de
consentimento e anonimização rigorosa dos dados. Em síntese, a pesquisa conjuga
rigor metodológico, compromisso ético-político e inovação teórica, buscando
compreender — e transformar — os significados de “ser mulher” construídos por
adolescentes pernambucanas no cenário escolar contemporâneo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - MARELI ELIANE GRAUPE
Externa ao Programa - 1130697 - MARIA DE FATIMA DE SOUZA SANTOS - nullInterna - 1134531 - ROSANGELA TENORIO DE CARVALHO
Presidente - 2249473 - VIVIANE DE BONA
Notícia cadastrada em: 16/09/2025 13:32
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