MEDIAÇÃO DOCENTE EM SITUAÇÕES DIDÁTICAS DE ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E HETEROGENEIDADE DE CONHECIMENTOS DOS ESTUDANTES
Alfabetização; Heterogeneidade; Mediação.
Esta pesquisa abordou a mediação docente em situações didáticas de ensino do Sistema de Escrita Alfabética, considerando a heterogeneidade de conhecimentos dos estudantes. Diante da escassez de produção com foco central neste tema, este estudo ganha relevância no cenário educacional, visando contribuir para a ampliação de conhecimentos acerca do ensino do SEA no ciclo de alfabetização. Teve como objetivo geral analisar práticas de ensino do Sistema de Escrita Alfabética, investigando as mediações e estratégias docentes no que diz respeito à heterogeneidade de conhecimentos em salas de aula do 2º e 3º anos do ensino fundamental. A escolha das etapas de ensino foi feita com base na indicação de que o 2º ano é a etapa em que se finaliza o ciclo do processo de alfabetização, segundo a Base Nacional Comum Curricular (2020), que rege a organização curricular no Brasil. No 3º ano, espera-se que as crianças já tenham compreendido o funcionamento do SEA e estejam em uma fase de consolidação da alfabetização e ampliação das capacidades de leitura e escrita. Os procedimentos metodológicos incluíram avaliação diagnóstica, entrevistas e observações de aula. As atividades diagnósticas nas salas de aula ocorreram antes de terem sido realizadas as 20 observações nas duas turmas (10 observações por turma), e entrevistas com as docentes. Tanto as entrevistas quanto as aulas observadas foram filmadas/gravadas. Os dados produzidos revelaram que os docentes planejaram e vivenciaram com a turma diversos tipos de atividades com foco no ensino do Sistema de Escrita Alfabético. Também buscaram realizar ações para promover a aprendizagem das crianças com níveis diferenciados quanto aos conhecimentos sobre o sistema notacional. No entanto, várias atividades não propiciavam reflexões produtivas sobre o Sistema de Escrita Alfabética, sobretudo porque a mediação dos professores não ajudava os estudantes que estavam em fases iniciais de compreensão sobre o SEA a compreenderem o funcionamento desse sistema.