SUBJETIVIDADES OUTRAS E PRATICA DOCENTE: o que narram os dissidentes do professorado?
PALAVRAS-CHAVE: Dissidência. Docência. Prática docente. Professorado.
Na docência, existem múltiplas formas de ser e estar na profissão, por ser uma função
entendida como prática social e espaço de constituição de subjetividades. Esse
espaço é constitutivo não apenas para os estudantes, mas sobretudo para
professores. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar o
atravessamento de subjetivações na prática do professorado, propondo a exploração
através da análise de narrativas. Como objetivos específicos, busca-se identificar
através da análise de narrativas quais os processos de construção do ser professor
dissidente como um movimento contínuo, bem como compreender se as
subjetividades docentes se correlatam com a sua prática e didática na sala de aula e,
sobretudo, com a constituição do professor como sujeito em si, além de somar como
contribuição acadêmica acerca das temáticas que englobam esta pesquisa. Diante
disso, o problema que orienta esta pesquisa é: de que modo as subjetividades de
professores dissidentes se articulam com suas práticas e didáticas em sala de aula,
e como se constituem às suas identidades docentes? A delimitação desse problema
de pesquisa parte da hipótese de que a prática docente é constituída de produção e
disputa de subjetividades, onde relações de poder, vivências pessoais e trajetórias
profissionais se atravessam. Como apoio teórico, apresenta dois debates sobre a
docência, respectivamente: 1. Professoralidade e constituição da docência; 2.
Subjetividades outras e prática docente. Por último, apresenta o percurso
metodológico utilizando abordagem narrativa com duas etapas no processo da
produção de dados, sendo elas: a carta, como primeira etapa, e a segunda, um
encontro narrativo.