PPGEDU PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - CE DIRETORIA DO CENTRO DE EDUCACAO - CE Telefone/Ramal: (81) 9811-72727

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE CRISTINA DA CONCEICAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLE CRISTINA DA CONCEICAO
DATA : 15/09/2025
LOCAL: Remota - 14h
TÍTULO:

SUBJETIVIDADES OUTRAS E PRATICA DOCENTE: o que narram os dissidentes do professorado?


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Dissidência. Docência. Prática docente. Professorado.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Na docência, existem múltiplas formas de ser e estar na profissão, por ser uma função
entendida como prática social e espaço de constituição de subjetividades. Esse
espaço é constitutivo não apenas para os estudantes, mas sobretudo para
professores. Esta pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar o
atravessamento de subjetivações na prática do professorado, propondo a exploração
através da análise de narrativas. Como objetivos específicos, busca-se identificar
através da análise de narrativas quais os processos de construção do ser professor
dissidente como um movimento contínuo, bem como compreender se as
subjetividades docentes se correlatam com a sua prática e didática na sala de aula e,
sobretudo, com a constituição do professor como sujeito em si, além de somar como
contribuição acadêmica acerca das temáticas que englobam esta pesquisa. Diante
disso, o problema que orienta esta pesquisa é: de que modo as subjetividades de
professores dissidentes se articulam com suas práticas e didáticas em sala de aula,
e como se constituem às suas identidades docentes? A delimitação desse problema
de pesquisa parte da hipótese de que a prática docente é constituída de produção e
disputa de subjetividades, onde relações de poder, vivências pessoais e trajetórias
profissionais se atravessam. Como apoio teórico, apresenta dois debates sobre a
docência, respectivamente: 1. Professoralidade e constituição da docência; 2.
Subjetividades outras e prática docente. Por último, apresenta o percurso
metodológico utilizando abordagem narrativa com duas etapas no processo da
produção de dados, sendo elas: a carta, como primeira etapa, e a segunda, um
encontro narrativo.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1310850 - GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Externa ao Programa - 1121271 - MITZ HELENA DE SOUZA SANTOS - nullPresidente - ***.711.474-** - ROBSON GUEDES DA SILVA - UFPE
Notícia cadastrada em: 21/08/2025 14:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação (STI-UFPE) - (81) 2126-7777 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa02.ufpe.br.sigaa02