ESTAGIO SUPERVISONADO E FORMACAO DO PROFESSOR DE DANCA: praticas docentes do bom supervisor de estagio
Formação de professores. Estágio supervisionado. Prática pedagógica. Ensino de arte. Licenciatura em Dança.
Este trabalho trata da relação entre o estágio supervisionado e a formação inicial do professor de Dança. Tendo em vista o papel relevante das disciplinas de estágio nos cursos de licenciatura do campo da Arte, esta tese estrutura-se a partir da seguinte questão central: como são desenvolvidas as práticas docentes de um bom supervisor de estágio da licenciatura em Dança da UFPE? Para respondê-la, escolheu-se como caso a disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 2, da licenciatura em Dança da UFPE. Esta investigação tem como objetivo geral compreender como se desenvolvem as práticas docentes dos bons supervisores de estágio da licenciatura em Dança da UFPE e apresenta os seguintes objetivos específicos: conhecer as concepções dos alunos e do professor da disciplina de estágio da licenciatura em Dança da UFPE sobre o papel e a ação de um bom supervisor de estágio; identificar bons supervisores de estágio e os campos de estágio onde estes sujeitos atuam; caracterizar o percurso formativo dos bons supervisores de estágio da licenciatura em Dança da UFPE; identificar as práticas docentes dos bons supervisores de estágio da licenciatura em Dança da UFPE. A fundamentação teórica foi composta por três categorias: formação de professores, com os trabalhos de Gatti et al (2019), Nóvoa (2009), Pereira (2011) e Severino (2011); estágio supervisionado, com as contribuições de Portela (2007), Pimenta (2010) e Souza Neto e Militão (2022); e prática pedagógica, com as obras de Barbosa (2012), Freire (2023), Souza (2012), Tardif (2014) e Zabala (1998). Esta pesquisa trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa, e sua fase exploratória foi composta pela análise dos documentos das licenciaturas do campo da Arte da UFPE e a observação da disciplina Estágio Curricular em Ensino de Dança 2. Foram empregados diferentes instrumentos de coleta de dados, de acordo com cada fase da investigação. Na primeira, foram utilizadas a análise de documentos da licenciatura em Dança da UFPE e a aplicação de questionários com a participação de 20 (vinte) alunos da disciplina. Na segunda etapa, foi utilizada a entrevista semiestruturada com o professor do componente curricular e com os 03 (três) bons supervisores de estágio identificados. Os resultados indicam que o professor da disciplina e os alunos percebem o estágio supervisionado como etapa fundamental na formação inicial docente, possibilitando a união da teoria com a prática; que os bons supervisores de estágio apresentam um amplo percurso formativo no campo da Arte e na linguagem da Dança; que a relação do licenciando com o seu supervisor exerce grande influência para a qualidade do estágio; que supervisores de estágio considerados ruins também possibilitam aprendizagens, ao evidenciar condutas indesejáveis à atuação docente; que bons supervisores apresentam características como empatia, escuta qualificada, afetividade, uso de metodologias adequadas para avaliação e ensino de Arte, além de acolherem os saberes e habilidades artísticas de seus estagiários. Conclui-se que esses achados podem contribuir para a área da Educação e para a formação inicial dos professores de Dança, ao identificar as características e as práticas docentes dos bons supervisores de estágio supervisionado.